O resultado do 58º Festival Folclórico de Parintins foi divulgado, nessa segunda-feira (30), consagrando o Boi Garantido como campeão da edição. Com isso, o Boi Caprichoso anunciou que vai solicitar a anulação do resultado.
A decisão foi revelada pelas redes sociais, com o Caprichoso se declarando “tetracampeão do povo e da opinião pública”. Na publicação, a equipe denuncia “incoerências e injustiças”. A Itatiaia entrou em contato com a organização do Festival para obter atualizações e aguarda retorno.
Confira, na íntegra, o texto do Boi Caprichoso.
O Boi Caprichoso é o tetracampeão do povo e da opinião pública.
Durante três noites, apresentamos um espetáculo grandioso, fiel à nossa identidade e ao nosso compromisso com a cultura. Foi o padrão Caprichoso de sempre: excelência, verdade e emoção em cada detalhe.
Honramos nossos patrocinadores, artistas, torcedores e toda a Nação Azul e Branca com uma apresentação que emocionou o Brasil.
Diante das incoerências e injustiças evidentes no resultado oficial, o Boi Caprichoso informa que irá recorrer e solicitar a anulação do resultado do Festival de Parintins 2025. O presidente Rossy Amoedo vai nesta terça-feira apresentar as provas que revelam os esquemas do boi contrário na comissão de jurados.
Agradecemos a cada um que esteve conosco nesta caminhada. Seguiremos em luta, com coragem, respeito e a força da nossa história.
Confusão na apuração
Durante a apuração das notas, na tarde dessa segunda-feira (30), o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, deixou o Bumbódromo em protesto contra as notas recebidas. A saída ocorreu após o anúncio das notas do primeiro módulo da segunda noite.
Segundo Rossy, ele já havia solicitado a impugnação de jurados, alegando que os avaliadores poderiam prejudicar o Boi Caprichoso. “Nós acusamos esses caras da comissão, que eles iam fazer isso”, afirmou.
Caprichoso e Garantido dão início à temporada de ensaios para o Festival de Parintins 2024 | CNN Brasil
O que é o Festival de Parintins?
O Festival de Parintins é uma celebração cultural anual, que acontece no fim de junho, na cidade de Parintins, no Amazonas. A festança gira em torno da disputa entre dois bois-bumbás: Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul), que encenam a lenda da morte e ressurreição de um boi.
Durante três noites, os bois apresentam-se no Bumbódromo, sendo avaliados em diversos quesitos como música (toadas), alegorias, personagens e rituais.