Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Jair Ventura não será treinador do Vitória no Campeonato Baiano de 2026; entenda

Rubro-Negro disputará Estadual com equipe alternativa, formada com jogadores das categorias de base

Jair Ventura, técnico do Vitória

Apesar de ter renovado o contrato do técnico Jair Ventura, o Vitória terá um outro treinador, e uma outra comissão técnica, à frente da equipe durante o Campeonato Baiano de 2026.

Em entrevista coletiva nessa quarta-feira (10), o presidente Fábio Mota confirmou que o Rubro-Negro entrará no Estadual com um time alternativo, que será comandado pelo auxiliar técnico fixo do clube, Rodrigo Chagas.

A decisão foi tomada com base no planejamento para uma temporada de calendário mais apertado, que inclui Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Série A do Campeonato Brasileiro de maneira simultânea.

“No Campeonato Baiano, a gente não vai com nosso elenco principal, nem com treinador principal. O treinador do Campeonato Baiano será Rodrigo Chagas, com uma comissão montada por ele”, afirmou o presidente.

Time alternativo e reapresentações

A equipe que disputará o Estadual será formada majoritariamente por jogadores das categorias de base, além de atletas do elenco principal que tiveram pouco tempo de jogo em 2025.

Esse grupo tem reapresentação marcada para 26 de dezembro, logo após os festejos de natal, visando o início do Campeonato Baiano, agendado para 11 de janeiro.

Leia também

Já o elenco principal do Vitória está previsto para voltar às atividades apenas no dia 3 de janeiro, com foco total na preparação para o Campeonato Brasileiro, cuja estreia será no fim de semana do dia 28 de janeiro.

“Vamos jogar o Campeonato Baiano com um time mesclado de meninos da base. O calendário está muito apertado, com Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Brasileiro tudo junto”, justificou Fábio Mota.

“Vamos priorizar o Campeonato Brasileiro. Quando for possível ter o time principal na Copa do Nordeste, vamos ter. Mas o objetivo principal é o Brasileiro e a Copa do Brasil, que dá sustentabilidade e dinheiro”, acrescentou.

Mota também explicou que o cenário atual do Vitória na Série A permite abrir mão da força máxima no Estadual, já que os clubes da elite do futebol brasileiro garantem uma vaga na 5ª fase da Copa do Brasil.

“A gente disputava o Campeonato Baiano porque precisava da classificação para a Copa do Brasil. Agora, como nós vamos para o terceiro ano seguido na Série A, com vaga garantida na quinta fase da Copa do Brasil, então não tem necessidade de colocar os atletas principais”, concluiu.

A estreia do Vitória no Campeonato Baiano de 2026 será contra o Atlético de Alagoinhas, clube do interior da Bahia que foi bicampeão estadual em 2021 e 2022. A partida será realizada no Barradão, em Salvador, no fim de semana do dia 11 de janeiro.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...