O
Bahia completa nesta quinta-feira (25) mais de um mês sem vencer no
Campeonato Brasileiro. Já são 32 dias desde o último triunfo da equipe de Rogério Ceni na Série A, quando derrotou o
Santos por 2 a 0, no dia 24 de agosto. Desde então, o Tricolor atravessa uma sequência negativa.
O jejum teve início com a goleada sofrida diante do
Mirassol por 5 a 1. Na rodada seguinte, a equipe perdeu de virada para o
Cruzeiro, na Arena Fonte Nova. Depois, empatou com o
Ceará fora de casa e, na noite dessa quarta-feira (24), foi derrotado pelo
Vasco, em São Januário, em jogo atrasado da 16ª rodada.
Apesar de ter levantado a taça da
Copa do Nordeste neste período, com duas vitórias sobre o
Confiança, o Bahia deixou o G4 do Brasileirão e agora ocupa a 6ª colocação com 37 pontos, cinco atrás da zona de classificação direta à
Copa Libertadores. Além disso, o Tricolor também foi eliminado da
Copa do Brasil.
“Fantasma” de 2024
A queda de rendimento no segundo turno tem sido uma marca recorrente. Em 2024, o Tricolor somou apenas 22 pontos em 19 jogos, aproveitamento de 38%, desempenho que o colocou como a 13ª melhor campanha desse recorte.
No atual segundo turno, disputou cinco partidas — desconsiderando o duelo contra o Vasco, válido pela 16ª rodada — e venceu apenas Corinthians e Santos, além de perder para Mirassol e Cruzeiro, e empatar com o Ceará.
Com jogos complicados pela frente —
Palmeiras,
Botafogo,
Flamengo e
Vitória — a apreensão da torcida cresce. O temor é que o cenário de 2024 se repita em 2025, com o Bahia perdendo fôlego na reta final do campeonato e comprometendo a luta por uma vaga direta na Libertadores.
“Aqui foi difícil, contra o Palmeiras também vai ser, Botafogo, Flamengo [...] O campeonato não para, e nós temos uma sequência muito pesada. Infelizmente as lesões acontecem e acabam com nosso planejamento”, disse Rogério Ceni, em entrevista coletiva após o jogo contra o Vasco.
O Bahia enfrenta o Palmeiras neste domingo (28), às 16h (de Brasília). A partida da 25ª rodada será realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador.