Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Libertadores: o que mudou no time do Flamengo desde última final contra o Palmeiras

Entre jogadores e membros da comissão técnica, o Rubro-Negro tem cinco nomes que participaram da decisão da Copa Libertadores de 2021, em Montevidéu, no Uruguai

AeroFla: festa da torcida do Flamengo virou tradição antes de grande decisões

Depois de quatro anos da decisão em Montevidéu, no Uruguai, Palmeiras e Flamengo voltam a decidir uma final da Libertadores neste sábado (29). Desta vez, o jogo será em Lima, no Peru. Abaixo, a Itatiaia Esportes detalha as mudanças no elenco rubro-negro.

Entre os atletas que faziam parte do grupo vice-campeão da América em 2021, cinco estão na delegação que está na capital peruana em busca do inédito tetracampeonato. Estes nomes, contudo, ocupam diferentes cargos e papéis dentro do grupo do Flamengo.

O Flamengo na final da Libertadores de 2021:
  • Time titular: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
  • Reservas que entraram: Renê, Michael, Matheuzinho, Kenedy, Pedro e Vitinho
  • Reservas não utilizados: Hugo Souza, Gustavo Henrique, Rodinei, Bruno Viana, Diego, Thiago Maia

Palmeiras x Flamengo: Arrascaeta em ação na final da Libertadores de 2021

Os ídolos remanescentes

Entre os titulares, Arrascaeta e Bruno Henrique são os remanescentes. Os dois ídolos fazem parte da geração histórica formada em 2019 e são bicampeões da América.

Arrascaeta disputará a quarta final de Libertadores e faz temporada de absoluto protagonismo. Com 23 gols e 17 assistências, é o artilheiro e garçom do Flamengo.

Bruno Henrique, lesionado, não atuou na decisão de 2022, quando o Rubro-Negro venceu o Athletico. Após um primeiro semestre sem tanto destaque, o camisa 27 voltou a brilhar em momento decisivo. Nos seis jogos do time em novembro, o atacante marcou seis gols.

Leia também

Michael também estava no elenco vice-campeão da América em 2021. O atacante foi acionado pelo técnico Renato Gaúcho no segundo tempo da partida no Centenario.

Pouco depois da Libertadores, o atacante foi negociado com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e retornou ao Ninho em agosto de 2024. Neste sábado (29), deve ser opção no banco.

Já o centroavante Pedro, lesionado, está fora da partida. Titular de Filipe Luís, o centroavante era reserva em 2021, e entrou na prorrogação contra o Palmeiras.

Dupla de defesa na comissão técnica

Rodrigo Caio e Filipe Luís foram titulares na derrota para o Palmeiras e, atualmente, fazem parte da comissão técnica rubro-negra. O ex-lateral-esquerdo está no comando do time desde setembro de 2024. Já o ex-zagueiro foi integrado ao grupo de trabalho em maio de 2025, como auxiliar técnico. São as primeiras experiências profissionais de ambos.

Bruno Henrique ao lado de Rodrigo Caio, auxiliar de Filipe Luís, durante atividade do Flamengo nos Estados Unidos

Em busca da Glória Eterna

Palmeiras e Flamengo farão a sétima final brasileira da história da Libertadores, reeditando a decisão de 2021 - a qual o Verdão levou a melhor em Montevidéu, no Uruguai. Aquela decisão ficou marcada pelo erro de Andreas Pereira no gol do título de Deyverson. Hoje, o meia está defendendo o time paulista e é titular de Abel Ferreira.

Quem conquistar a América em 2025 se tornará o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores. O Flamengo conquistou a Copa em 1981, 2019 e 2022. O Palmeiras - recordista do Brasil em finais do torneio - levantou a taça em 1999, 2020 e 2021.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...