Em sua primeira Libertadores como técnico, Filipe Luís comandou o Flamengo rumo à Glória Eterna. Neste sábado (29), a equipe do treinador venceu o Palmeiras por 1 a 0, em Lima, e conquistou a América. Após a partida, o técnico dedicou aos garotos do Ninho vítimas do incêndio em 2019.
“Queria começar falando o que sempre falo depois de uma conquista tão especial, que são os meninos do Ninho, que faleceram em 2019. Não é coincidência depois que eles faleceram que o Flamengo começou a vencer tanto. Eu acredito em energia. Sei que esses meninos estão comigo. Um dos pais me manda mensagem, sinto que eles estão vivos dentro do clube e de mim. Gostaria de mandar um abraço para as famílias, para o meu avô (Filipe se emociona). É muito especial para mim”, afirmou Filipe Luís.
Em 8 de fevereiro de 2019, um incêndio atingiu o alojamento das divisões de base do Flamengo. 10 jovens atletas do clube morreram, e outros 16 ficaram feridos.
A promissora carreira de Filipe Luís
Após “pendurar as chuteiras” em dezembro de 2023, após quatro temporadas e meia defendendo o Flamengo, Filipe Luís iniciou a carreira nas divisões de base do clube carioca. Entre janeiro e setembro de 2024, dirigiu os garotos do Ninho (Sub-17 e Sub-20).
Com a demissão de Tite, assumiu a equipe principal do Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. Com as vitórias sobre Corinthians e Atlético, conquistou o título na Arena MRV.
No início de 2025, levantou mais duas taças: Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.
A América pela quarta vez
Com gol de Danilo, aos 21 minutos do segundo tempo, o Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Estádio Monumental de Lima, no Peru. O Rubro-Negro, agora, é o primeiro clube brasileiro tetracampeão da Libertadores. Foi o segundo título do clube neste palco.
Em 2019, o time venceu o River Plate-ARG por 2 a 1, de virada com gols de Gabigol, sob comando de Jorge Jesus. Em 2022, bateu o Athletico por 1 a 0, novamente com gol do ex-camisa 9, tendo Dorival Júnior como técnico. A primeira conquista foi em 1981, superando o Cobreloa-CHI, em três jogos nos quais Zico comandou a conquista.