Presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, minimizou as polêmicas com Leila Pereira após o Rubro-negro conquistar o título da Libertadores em cima do Palmeiras.
O dirigente do clube carioca afirmou que nunca teve uma relação ruim com a mandatária do Verdão e aproveitou para exaltar o clube paulista.
“Nunca tive relação ruim com a Leila (Pereira). O sensacionalismo das narrativas leva as pessoas a acharem que há briga ou conflito. Amo meus filhos, mas nem por isso concordamos com tudo”, declarou.
“Às vezes, você concorda em 28 coisas e, em uma, há uma divergência e coloca foco nisso. Não quer dizer que seja uma relação ruim. O Palmeiras é uma instituição forte e respeitável. Ganhar tendo um adversário como o Palmeiras é especial e sensacional, assim como eles ganharam em 2021. Isso faz com que o futebol brasileiro cresça”, completou o presidente Rubro-negro.
Conflito entre Bap e Leila
As “farpas” entre Leila Pereira e Bap se iniciaram em setembro, quando o Flamengo conquistou uma liminar para bloquear repasse de R$ 77 milhões para os integrantes da Libra, incluindo o Palmeiras.
O Palmeiras entende que a estratégia do Flamengo é tentar “asfixiar” os clubes da Libra para forçar uma renegociação sobre a divisão das verbas provenientes da audiência via pay-per-view — as verbas bloqueadas são dessa vertente do contrato.
Diversas equipes que integram o bloco, como São Paulo, Santos, Atlético e Grêmio, se posicionaram de forma contrária à postura do clube carioca.
O Flamengo alega ter sido prejudicado pelas regras de distribuição do dinheiro e busca a revisão do acordo firmado em 2024, que é válido até 2029.
Depois da ação do Flamengo, Leila Pereira concedeu entrevista declarando que o clube carioca deveria jogar sozinho.
“A minha sugestão seria nós criarmos uma outra liga e excluir o Flamengo. Acho que o Flamengo tem que jogar sozinho. Nenhum clube é maior que o futebol brasileiro. O Palmeiras não joga sozinho, o Flamengo não joga sozinho”, disparou Leila.
Já em outubro, Bap questionou publicamente o empréstimo de R$ 80 milhões feito pela Crefisa ao Vasco da Gama. O mandatário do Rubro-negro classificou a ação como “imoral”.
“Eu acho que a gente tem um caso de conflito clássico aí. Como que pode quem é dono de uma empresa que trabalha em um clube cujo maior patrocinador era esse, que é credor de outro clube, que a garantia são as ações. Detalhe, isso tudo foi anunciado no dia que o Vasco perdeu de 3 a 0 para o Palmeiras em 20 minutos”, declarou o presidente do Flamengo.
“Eu não tenho dúvida nenhuma que isso é um movimento de desembarque de um clube para você embarcar em outro. Eu não tenho a menor dúvida disso”, afirmou.
A mandatária do Verdão respondeu as declarações feitas por Bap pouco tempo depois.
“O presidente Bap tem razão quando diz que eu tenho uma agenda muita clara. Afinal, todos sabem que defendo os interesses do Palmeiras sem tentar asfixiar os meus adversários, que eu trabalho arduamente pelo crescimento do futebol brasileiro e que honro todos os contratos assinados pelo clube, incluindo os das gestões anteriores”, declarou Leila.
“Quanto à insinuação do presidente Bap sobre o boato de que eu estou comprando o Vasco, ele pode ficar tranquilo: não estou comprando o Vasco. Aliás, eu não estou comprando nem o Vasco, nem a Netflix”, concluiu.
Flamengo campeão da Libertadores
O Flamengo se sagrou campeão da Libertadores neste sábado (29) ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, no estádio Monumental, em Lima, no Peru.
O gol da partida foi marcado por Danilo, de cabeça, aos 21 minutos do segundo tempo.
A conquista repete a edição de 2019, quando o Rubro-Negro faturou a taça da competição no mesmo estádio, sobre o River Plate-ARG.
Com o título, o Flamengo se torna o primeiro brasileiro tetracampeão da Copa Libertadores. Além de 2025, o Rubro-Negro venceu o torneio em 1981, 2019 e 2022.