Davide Ancelotti não é mais treinador do Botafogo. O clube carioca anunciou nesta quarta (17) o desligamento do italiano e de sua comissão técnica, que chegou ao clube em julho. Luca Guerra, Luis Tevenet e Andrew Mangan também deixam o Glorioso.
Após o término da temporada, o departamento de futebol entendeu que era necessário mudar a comissão técnica com a saída do preparador físico Luca Guerra. O treinador italiano não concordou, e comunicou que não seguiria no comando do Botafogo em 2026.
Uma série de problemas físicos atingiram o elenco no segundo semestre. As baixas, inclusive, foram levadas em consideração na avaliação positiva de Davide Ancelotti, cuja permanência era desejada pelo Botafogo. O trabalho de Luca Guerra, por outro lado, não foi bem avaliado.
Confira, na íntegra, a nota divulgada pelo Botafogo:
“O Botafogo informa que Davide Ancelotti não é mais o técnico da equipe principal. O preparador físico Luca Guerra e os auxiliares Luis Tevenet e Andrew Mangan também estão de saída. A decisão foi tomada após reuniões nesta quarta-feira (17).
O Clube agradece o profissionalismo e comprometimento de Ancelotti durante o período em que liderou a equipe e fez parte da família alvinegra. O Botafogo deseja sucesso em desafios futuros.
A nova comissão técnica será anunciada em breve.”
A passagem de Davide Ancelotti
Após fazer parte da comissão técnica de Carlo Ancelotti, seu pai, por 13 anos, Davide foi a “aposta” de John Textor para substituir Renato Paiva no comando do Botafogo em julho.
Como campeão da América, a equipe de Ancelotti caiu nas oitavas da Libertadores para a LDU-EQU. No mata-mata nacional, eliminação nos pênaltis diante do Vasco.
Na Série A, o time teve reta final positiva, com 10 jogos de invencibilidade. Apesar disso, não conseguiu vaga na fase de grupos e disputará a fase preliminar da Libertadores.
Foram 32 jogos: 14 vitórias, 11 empates e sete derrotas (48 gols a favor e 35 gols contra).