Ex-Cruzeiro viraliza com análise tática de jogo entre Vasco e Corinthians

Zagueiro analisou os lances dos dois gols marcados pelo Timão contra o Cruz-Maltino, na decisão da Copa do Brasil

Dedé analisa lances de Vasco x Corinthians, pela Copa do Brasil

Ex-jogador de Cruzeiro e Vasco, o zagueiro Dedé protagonizou um momento viral na internet ao dar uma “aula tática” em um lance de Vasco x Corinthians, válido pela final da Copa do Brasil. O Timão venceu por 2 a 1 no Maracanã no último domingo (21) e conquistou o tetracampeonato da competição.

Tricampeão do torneio, Dedé analisou os dois gols sofridos pelo Vasco, marcados por Yuri Alberto e Memphis Depay. O ex-defensor enxergou erros de posicionamento de atletas da equipe carioca que permitiram ao time paulista criar as duas chances de gol.

“Primeiro erro grave: o Cuesta nunca pode deixar a zaga desguarnecida para antecipar um jogo no pé do volante, que foi o Raniele, para tentar marcar pressão”, explicou Dedé ao reprisar o lance do primeiro gol corintiano.

“Olha a distância do zagueiro para o atacante. Se ele está de frente, o Yuri Alberto nunca ia pegar a bola, que foi rápida, forte. Só não pode se posicionar mal, galera, a consequência é essa”, acrescentou.

Em seguida, Dedé analisou a construção da jogada do segundo tento do Corinthians, anotado por Depay após trama entre Breno Bidon, Matheuzinho e Yuri Alberto. Na interpretação do ídolo vascaíno, os dois zagueiros do Vasco cometeram erros graves no lance.

“Os dois zagueiros correndo para trás, olhando torto para a bola. Já é um erro grave. Você é zagueiro, tem que se preocupar com a movimentação dos atacantes. Eu não sei o motivo que ele (Robert Renan) ficou de costas para a jogada, já perdeu noção do que era para fazer”, analisou o ex-jogador.

“Ele já quer roubar a bola, não tem que roubar. Faz o cara pensar. O Yuri Alberto ia ter que passar por ele e não ia conseguir, porque ele fechou o espaço. Essa pifada do Yuri Alberto não ia acontecer. Se o Cuesta tenta fazer a cobertura, acho que ele ainda conseguiria. Mas ele tentou deixar ele em impedimento, isso não existe. Dois erros graves, não pode cometer esses erros”, finalizou Dedé.

Carreira de Dedé

Revelado pelo Volta Redonda, Dedé despontou no futebol brasileiro durante sua passagem pelo Vasco, entre 2010 e 2012. No Cruz-Maltino, foi vice-campeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil em 2011.

O sucesso pela equipe carioca fez o zagueiro despertar o interesse de vários clubes do futebol brasileiro. O destino do defensor acabou sendo o Cruzeiro, onde acumulou boas atuações e conquistou o bicampeonato brasileiro (2013 e 2014) e o bicampeonato da Copa do Brasil (2017 e 2018).

Hoje com 37 anos, Dedé teve parte da carreira comprometida por lesões no joelho. Ao todo, o ex-zagueiro soma 386 jogos e 40 gols anotados.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.

Ouvindo...