O ex-meia Alex, ídolo do
Após a vitória por 2 a 0 na partida de ida, a equipe de Leonardo Jardim espera manter a vantagem para chegar às semifinais, enquanto o Galo aposta suas fichas na chegada de Jorge Sampaoli.
“Tenho uma expectativa muito boa porque o Cruzeiro saiu com o 2 a 0, tem o trabalho do Jardim assimilado pelos atletas. Do outro lado, pelo Atlético, vive-se a expectativa da chegada do Sampaoli, que teve esses dias da Data Fifa para tentar mudar alguma coisa. Acho que ele vai tentar, de alguma forma, soluções para tirar esse 2 a 0”.
“Nessa busca, o Jardim, pelo Cruzeiro, tentando essa manutenção do resultado. Minha expectativa é para um grande jogo, que se fortaleça a marca que o Cruzeiro tem criado nos últimos meses. E o Atlético tentando se recuperar, e a melhor forma de fazer isso é com uma Copa, revertendo um placar que não é simples”, disse o agora treinador do Operário-PR.
Jogando como visitante, o Atlético precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Uma vitória maior classifica o Alvinegro para a próxima fase. Qualquer outro resultado dá a vaga para o Cruzeiro.
Meia relembra clássicos contra o Atlético no início do século
Ídolo e multicampeão pelo Cruzeiro entre 2001 e 2004, Alex participou de diversos clássicos marcantes contra o Atlético. O retrospecto do ex-camisa 10, entretanto, é bastante equilibrado: uma vitória, um empate e uma derrota pela Raposa.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o técnico do Operário-PR colocou o time celeste como superior naquela época, mas que nunca teve facilidade contra o maior rival.
“Vivi um período em que o Cruzeiro era mais acertado que o Atlético, apesar de eles terem, naquele período, bons times. Eram jogos difíceis e duros, a gente era um pouco mais ajustado e levou certa vantagem, mas o Atlético tinha bons jogadores e bons comandos. As lembranças são de grandes clássicos, às vezes a nosso favor e às vezes para o Atlético. Eram dias espetaculares de futebol”, comentou.
Números de Alex pelo Cruzeiro:
- 93 jogos
- 40 gols
- 35 assistências
- 4 títulos: Mineiro (2x), Brasileirão e Copa do Brasil
Clássicos que disputou contra o Atlético:
- Cruzeiro 2 x 2 Atlético — Série A, 2001 — dois gols marcados
- Cruzeiro 1 x 2 Atlético — Série A, 2002
- Atlético 0 x 1 Cruzeiro — Série A, 2003