A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, nesta quarta-feira (8), que passará a divulgar o áudio do VAR em lances ‘não protocolares’ do Campeonato Brasileiro. A situação foi confirmada após consulta formal à FIFA, entidade máxima do futebol no planeta.
A determinação da Fifa previa a divulgação dos áudios em lances oficiais de análise, quando o árbitro central da partida ia até ao monitor. Agora, qualquer lance poderá ter o áudio compartilhado.
“Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência. Vamos anunciar outras melhorias nas próximas semanas, integrando um plano de ação que já vem sendo elaborado desde que assumimos a CBF”, falou Samir Xaud, presidente da CBF.
Pedido do São Paulo
O
O São Paulo contesta cinco lances do “Choque-Rei”, que terminou com vitória do Palmeiras por 3 a 2, de virada. Os dois principais são um pênalti não marcado de Allan em Gonzalo Tapia, e a falta de cartão vermelho para Andreas Pereira por pisada com a sola na canela e no pé de Marcos Antonio.
Como as jogadas não foram revisadas pelo árbitro no monitor, os áudios não foram disponibilizados.
Polêmicas da rodada
Ao fim de uma 27ª rodada cheia de polêmicas na
Os juízes e VAR de
Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva foram os responsáveis pelo apito do Choque-Rei, no Morumbis, em São Paulo. A principal polêmica no clássico foi um pênalti não marcado para o Tricolor, por falta de Allan em Tapia.
Abatti Abel não marcou e o VAR não indicou revisão do lance. Após o jogo, o