A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta segunda-feira (11), um prazo para apresentar o primeiro modelo de Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), também chamado de Fair Play Financeiro. Segundo a CBF, a ideia é apresentar um modelo no dia 26 de novembro.
A instauração do Fair Play é uma das principais metas do presidente Samir Xaud. O atual mandatário destacou a importância da implementação do Fair Play Financeiro.
“O que queremos é construir um ecossistema financeiro do futebol autossustentável, onde a gente sane as dívidas e tenha um futebol limpo, sem o dopping financeiro. Só quem ganha com isso é o futebol brasileiro como um todo”, disse Xaud.
No total, 44 representantes se reuniram com a CBF num hotel no Rio de Janeiro. Além da Confederação, estiveram presentes 34 clubes e 10 federações. O presidente do Grupo de Trabalho (GT) será Ricardo Gluck Paul, que também é vice-presidente da CBF.
O que é fair play financeiro
Fair play financeiro é um conjunto de regras que impedem os clubes de gastarem mais dinheiro do que arrecadam.
Em entrevista à Itatiaia em junho deste ano, o economista Cesar Grafietti detalhou o mecanismo e como ele pode ser implementado no futebol brasileiro.