Ouvindo...

Entenda como Fair Play Financeiro funciona e o que mudaria no futebol do Brasil

César Grafietti comentou sobre o tema em entrevista à Itatiaia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) colocou novamente em pauta a discussão do Fair Play Financeiro. A CBF criou um Grupo de Trabalho (GT), que teve adesão de clubes e federação, para discutir o tema.

O economista César Grafietti, em entrevista à Itatiaia, falou sobre o tema. O especialista explicou o que é o mecanismo implementado e como ele afetaria a dinâmica do futebol no Brasil.

César também indicou um possível modelo que poderia funcionar no Brasil. Além disso, comentou sobre a saúde financeira dos clubes e dos atuais valores tratados no mundo do futebol. (veja a íntegra da entrevista no vídeo acima)

Leia também

Discussões na CBF

O Grupo de Trabalho (GT) instaurado entregará, em 90 dias após o primeiro encontro, a proposta final do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF) - nome ‘oficial’ da política financeira a ser instaurada.

O projeto terá a coordenação do vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul. O presidente da entidade, Samir Xaud, comemorou a adesão dos clubes ao grupo de estudos.

“Nossa gestão será marcada por enfrentar com seriedade os problemas estruturais do nosso futebol. E, para isso, é fundamental criar um ambiente mais equilibrado e responsável financeiramente. Esse engajamento mostra que estamos no caminho certo: construindo juntos um futebol mais sólido e sustentável”, disse.

A CBF fará reuniões com consultores técnicos independentes para completar a criação do GT. Todos os clubes que manifestaram interesse serão inscritos no Grupo de Trabalhos.

A Federação Mineira de Futebol (FMF) demonstrou interesse em participar. Atlético, América e Cruzeiro estão na lista. Há representantes tanto da Libra quanto da LFU na lista.

A participação de todos será essencial para que possamos construir, com legitimidade e excelência técnica, um regulamento que fortaleça o nosso esporte. O futebol brasileiro precisa urgentemente de responsabilidade financeira. Não temos mais tempo a perder”, disse o Presidente do GT, Ricardo Gluck Paul.

Os inscritos

  • Série A: Atlético, Bahia, Botafogo, Bragantino, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport e Vasco;
  • Série B: América, Athletico, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Ferroviária, Goiás, Grêmio Novorizontino, Paysandu, Remo e Volta Redonda;
  • Federações: Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe;
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.