A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, nesta terça-feira (5), uma reunião com todos os clubes da Série C. O encontro teve a presença de Samir Xaud, presidente da CBF, além de Flávio Zveiter, vice-presidente da CBF.
Segundo a CBF, o encontro “serviu para a gestão ouvir as impressões dos clubes sobre a competição, e, em conjunto, definir estratégias para o fortalecimento da terceira divisão nacional”. Samir Xaud comentou o encontro.
“Nesse novo modelo de gestão nós colocamos o diálogo como carro-chefe. Tivemos reuniões com a Série B, a Série D e hoje com a Série C. Escutar os clubes, juntamente com as federações, é muito importante para a gente desenvolver o futebol em todo o Brasil”, disse o presidente.
A ideia é explorar melhor o produto para ter uma competição mais rentável, multiplicando o número de parceiros e apoiadores. Flávio Zveiter comentou que há um estudo em curso para avaliar contratos e procurar melhoras.
“Estamos verificando o que está negociado, quando contratos encerram, e assim analisamos o aspecto comercial de cada competição. Identificamos que a Série C pode ser melhor trabalhada em aspectos como marketing e comercial. O trabalho é para que em 2026 a gente tenha a criação deste produto já iniciado”, disse Zveiter.
Série C
A primeira fase do torneio, que está em andamento, é formada por 20 clubes que jogam entre si em turno único. Na segunda fase, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro equipes, que disputam jogos em turno e returno.
Os dois melhores de cada chave conquistam o acesso para a Série B. Os líderes dos grupos fazem a final para definir o campeão da Série C de 2025.