Ouvindo...

Técnico ex-Palmeiras pode ser suspenso por seis meses pelo STJD

Alberto Valentim, técnico da Ponte Preta, pode ganhar suspensão de até 180 dias

Alberto Valentim em ação pela Ponte Preta

Alberto Valentim, treinador da Ponte Preta com passagem pelo Palmeiras, pode ser suspenso do futebol por até 180 dias (seis meses). Na próxima segunda-feira (4) ele será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ter aparecido no vestiário e em um camarote durante o jogo contra o Ituano, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Para aquele jogo, ocorrido em 12 de maio de 2025, ele estava suspenso por três cartões amarelos e não poderia participar da partida.

A denúncia partiu de informações de funcionários do clube mandante, relatadas ao delegado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A árbitra e o delegado não presenciaram a presença dele, mas incluíram o relato nos documentos oficiais.

“Informo que após o término da partida, fui informada pelo delegado de jogo Sr. Marcelo Rezende que o treinador da equipe visitante, Sr. Alberto Valentin (sic), suspenso, foi identificado no interior do vestiário de sua equipe durante o intervalo da partida e em um camarote durante o jogo. Reforço que nenhum membro da equipe de arbitragem presenciou o fato”, apontou a árbitra Daiane Muniz (SP) na súmula.

Defesa de Valentim

Valentim nega que esteve no vestiário ou teve qualquer participação técnica no jogo, alegando que só cumprimentou os jogadores após o retorno para Campinas.

Ele foi enquadrado no artigo 228 do CBJD, que proíbe exercer qualquer função durante suspensão — cujo a pena prevista é de 90 a 180 dias de suspensão.

Para a reportagem do ge.globo, a Ponte Preta afirmou que vai tentar desqualificar a denúncia para não perder o técnico na reta final da primeira fase da Terceira Divisão.

Ponte Preta na Série C

A Ponte Preta é a vice-líder da Série C, com 26 pontos em 14 jogos. A equipe está há quatro pontos da liderança da competição.

Alberto Valentim

Como jogador, Alberto Valentim foi um meia com passagem pelo Cruzeiro.

Teve projeção como treinador em 2017, quando assumiu o Palmeiras após a saída de Cuca. Disputou o título do Campeonato Brasileiro naquele ano. Depois, assumiu o Botafogo em 2018. Até chegar a Ponte, passou por Vasco, Botafogo novamente, Cuiabá e Athletico-PR.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.