São Paulo cumpre papel, vence rebaixada Ponte Preta e avança às quartas do Paulistão

Tricolor venceu o lanterna já rebaixado e agora terá confronto de Série A pela frente

São Paulo bateu a Ponte em Campinas

Como esperado, o São Paulo venceu a já rebaixada Ponte Preta por 2 a 1 neste domingo (15), na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, e avançou às quartas da competição. O Tricolor terá o duelo contra o RB Bragantino na próxima fase.

A Ponte chegou na última rodada já rebaixada e com apenas um ponto conquistado, ou seja, não era esperado que oferecesse resistência ao São Paulo.

O Tricolor abriu 2 a 0 com Lucas Ramon e Calleri, mas a Macaca reagiu com Bryan Borges e pressionou no final para somar mais um pontinho, o que eliminaria o São Paulo, mas o time da capital segurou o resultado para se classificar.

Com a vitória, o time do técnico Hernán Crespo terminou a primeira fase com 13 pontos e na 6ª colocação. Nas quartas, será visitante no jogo único contra o Bragantino, que terá o mando por ter feito melhor campanha. O Braga venceu o líder Novorizontino e avançou em 3°.

Leia também

O jogo

São Paulo assusta no início

O Tricolor levou perigo logo aos dois minutos de jogo, quando Sabino mandou uma bola no travessão após falta cobrada na área. 10 minutos depois, Luciano quase marcou com um chute passando próximo da meta.

Após hiato, São Paulo deslancha

O jogo ficou 20 minutos em grandes acontecimentos, até os 36, quando Danielzinho só não abriu o placar por centímetros em bola cruzada na área.

O gol veio mesmo aos 38, quando Lucas Ramon tabelou com Luciano e bateu invadindo a área. Luciano ainda teve a chance de ampliar no lance seguinte, mas desperdiçou ao tentar uma cavadinha.

Calleri amplia

Logo no segundo minuto da etapa final, Calleri recebeu grande lançamento de Sabino, invadiu a área e bateu firme para ampliar.

Ponte desconta

A Ponte Preta não desanimou e diminuiu quatro minutos depois, com Bryan Borges aproveitando cruzamento na área e finalizando livre sem chances para Rafael.

Ponte pressiona, mas sem sucesso

O gol da Macaca deixou o jogo tenso. Se conseguissem o empate, eliminariam o São Paulo. O Tricolor fez substituições defensivas, enquanto a Ponte ofensivas. No entanto, o time de Campinas não conseguiu levar real perigo e o placar não se alterou.

Ponte Preta 1x2 São Paulo

Ponte Preta

Diogo Silva; Diego Leão (Júlio), David Braz (Miguel), Lucas Cunha e Pacheco; Rodrigo Souza (Rômulo), Juan, Bryan Borges e Kevyson (Jean Carlos); Diego Tavares e Luís Phelipe (Damião). Técnico: Marcelo Fernandes.

São Paulo

Rafael, Lucas Ramon, Alan Franco, Sabino e Enzo (Wendell); Pablo Maia, Danielzinho e Marcos Antônio (Luan); Lucas (Lucca), Luciano (Pedro Ferreira) e Calleri (Tapia). Técnico: Crespo.

  • Gols: Bryan Borges (Ponte Preta); Lucas Ramon e Calleri (São Paulo)
  • Cartão amarelo: Lucas Cunha e Diego Leão (Ponte Preta); Luciano, Enzo (São Paulo)
  • Motivo: 8ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Data: 5 de janeiro de 2026 (domingo)
  • Local: Moisés Lucarelli, Campinas
  • Horário: 19h (de Brasília)
  • Árbitro: Fabrício Monteiro dos Santos
  • Assistentes: Evandro de Melo Lima e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
  • VAR: Daiane Muniz
Alecsander Heinrick é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas e tem experiências em agências de comunicação e redação. Teve passagens por Esporte News Mundo, EstrelaBet, Jornal Hoje em Dia, Trivela e Jornal O Tempo. Apaixonado por todos os tipos de esportes, em especial futebol, futebol americano e basquete, além de séries e filmes.

Ouvindo...