O Santos está classificado às quartas de final do Campeonato Paulista, e o Velo Clube rebaixado à Série A2.
Pela oitava e última rodada da fase classificatória do Paulistão, na estreia de Neymar em 2026, o Peixe goleou o Velo Clube por 6 a 0, na Vila Belmiro. Os gols foram marcados por Gabriel Barbosa, duas vezes, Moisés, Thaciano e Gabriel Menino e Rolheiser.
Com o resultado, o Santos enfrentará o Novorizontino nas quartas de final. A partida única será com mando da equipe de Novo Horizonte, que fez melhor campanha.
O Santos foi amplamente dominante na primeira etapa e abriu o placar aos quatro minutos, com Gabriel Barbosa, após cobrança de escanteio de Barreal e “casquinha” de Thaciano. Antes do gol, o Peixe levou um susto, quando Betão exigiu grande defesa de Brazão.
O gol do ex-jogador de Cruzeiro e Flamengo pareceu abrir a porteira. No jogo aéreo, os outros dois gols do Alvinegro Praiano: primeiro, Gabigol achou Moisés, e o ex-Fortaleza foi às redes pela primeira vez pelo Santos.
Cerca de cinco minutos depois, foi a vez de Gabriel Bontempo encontrar Thaciano. O “Thanos” marcou de cabeça e praticamente selou o resultado positivo na Vila.
Neymar em ação
O fim do intervalo marcou a estreia de Neymar na temporada. Recuperado de uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo, ele foi acionado na vaga de Barreal.
O camisa 10 já participava dos treinos há duas semanas no CT Rei Pelé. Ele perdeu os dez primeiros jogos do Peixe na temporada.
Galo Vermelho com um a menos
Minutos depois de Neymar ir a campo, o Velo Clube teve o volante Luiz Otávio expulso. O jogador deu uma entrada dura em Gabriel Bontempo. Nesse cenário, o Santos jogou praticamente uma etapa com um homem a mais.
Gol de ex-Atlético, ex-Cruzeiro e goleada selada
Depois do um a menos no Velo Clube, o Santos deslanchou com outro gol de Gabriel Barbosa, um golaço de Gabriel Menino e outro de Rolheiser. Venceu e convenceu o Alvinegro Praiano.
Santos 6 x 0 Velo Clube
Escalação do Santos
Gabriel Brazão; Mayke, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vinícius Lira; Willian Arão (Gabriel Menino), Gabriel Bontempo, Thaciano (Miguelito), Moisés (Rony) e Barreal (Neymar); Gabriel Barbosa. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Escalação do Velo Clube
Marcelo Carné; Thomaz, Mancha, Betão e Caique (Zé Mário); Marcelo (Daniel Amorim), Rodrigo Oliveira (Adriano) e Rodrigo Alves; Luiz Otávio, Norton (Karl) e Jhoninha (Islan). Técnico: Pintado.
- Gols marcados: Gabriel Barbosa, aos 4’/1ºT e aos 35'/2ºT, Moisés, aos 18’/1ºT, Thaciano, aos 25’/1ºT, Gabriel Menino, aos 17'/2ºT e Rolheiser, aos 38/2ºT, para o Santos;
- Cartões amarelos: Rodrigo Oliveira (VEL), Thomaz (VEL), Islan (VEL),
- Cartões vermelhos: Luiz Otávio (VEL)
- Motivo: 8ª rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista 2026;
- Local: Vila Belmiro, em Santos, São Paulo;
- Data e horário: domingo, 15 de fevereiro de 2025, às 20h30 (de Brasília);
- Árbitro: Raphael Claus (SP);
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Enderson Emanoel Turbiani da Silva (SP);
- Arbitro de vídeo - VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)