Ouvindo...

Jandrei ‘fecha o gol’, e Juventude vence o Ceará com gol nos acréscimos

Goleiro opera boas defesas e Mandaca marca nos minutos finais para tirar o Ju do Z4 da Série A

Mandaca, do Juventude, comemora gol sobre o Ceará, pela Série A

O Juventude venceu o Ceará por 1 a 0 na tarde deste sábado (30), na Arena Castelão, em Fortaleza, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Mandaca, já nos acréscimos da etapa final, marcou o único gol do confronto. O goleiro Jandrei foi outro destaque, autor de boas defesas para evitar o gol cearense.

O resultado mantém o Vozão na parte superior da tabela do Brasileiro, mas ainda distante das vagas para a Copa Libertadores. 10º colocado com 26 pontos, o time cearense está seis pontos atrás do Mirassol, sexto colocado, mas com dois jogos a mais.

Já o Juventude enfim deixou a zona de rebaixamento do campeonato. A vitória coloca a equipe de Thiago Carpini na 16ª colocação com 21 pontos ganhos, dois pontos acima do Vasco, agora 17º. O time gaúcho ainda pode voltar ao Z4 caso o Cruzmaltino ou o Vitória vençam na rodada.

Próximas partidas

Na próxima rodada da Série A, o Vozão vai ao Rio de Janeiro encarar o Vasco. O duelo está marcado para o dia 14 de setembro, às 20h30 (horário de Brasília), em São Januário.

O Juventude também enfrentará um carioca na retomada do campeonato após as Eliminatórias. O time gaúcho recebe o Flamengo, dia 14, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Leia também

O jogo

A partida começou com uma grande chance para o Ceará. Logo aos três minutos, Aylon saiu sozinho na cara de Jandrei, entrou na área e finalizou cruzado, mas o goleiro do Ju espalmou. No lance seguinte, Aylon tentou novamente, dessa vez de cabeça, na entrada na pequena área, mas parou na zaga rival.

O duelo particular entre Aylon e Jandrei continuou aos 6 minutos: Wilker saiu jogando errado, o camisa 11 cearense bateu da entrada da meia-lua e Jandrei encaixou. A resposta do Juventude veio só aos 15, quando Taliari tentou de cabeça e Bruno Ferreira defendeu.

Primeiro tempo de muita disputa e poucas chances

Depois de um início agitado, especialmente para o Ceará, a partida perdeu ritmo e ficou bem mais brigada no meio-campo. O Vozão dominou a posse de bola e o campo de ataque, mas sem conseguir furar a defesa jaconeira.

Se de um lado Pedro Raul isolou um voleio, do outro Taliari perdeu a chance de finalizar de frente para o gol do Alvinegro — a zaga travou o chute.

Jandrei brilha novamente na segunda etapa

O segundo tempo começou de forma parecida ao primeiro: Ceará em cima e defesas de Jandrei. Aos 7 minutos, o goleiro do Juventude saltou no cantinho para buscar a cabeçada de Pedro Raul.

Juventude ocupa mais o ataque e evita pressão

Com várias mudanças para a segunda etapa, o time gaúcho passou a ter mais a posse de bola. Em certo momento, o Juventude chegou a ter quase 60% de posse após o intervalo, mas sem criar boas chances.

Muito compacta na defesa, a equipe de Thiago Carpini diminuiu os espaços para evitar um abafa do Ceará, além de cometer várias faltas.

Nem a reestreia de Vina deu mais criatividade ao Vozão, que abusava dos cruzamentos para tentar achar Pedro Raul pelo alto. Na reta final, apostando também nos chutes de longa distância, Dieguinho finalizou com perigo para mais uma defesa de Jandrei.

Gol da vitória nos acréscimos

Quando o empate já parecia sacramentado, o Juventude chegou ao gol do 1 a 0, já aos 50 do segundo tempo. Reginaldo avançou pela direita e fez cruzamento cirúrgico para Mandaca testar para o fundo das redes de Bruno Ferreira.

O Ceará até tentou, sem muita organização, o empate nos segundos finais, mas sem sequer finalizar ao gol jaconino.

Ceará 0 x 1 Juventude

CEARÁ

Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Éder e Nicolas (Lucas Lima); Richardson (Vina), Diego e Lucas Mugni (Pedro Henrique); Galeano (Rodriguinho), Pedro Raul e Aylon (Fernando Sobral). Técnico: Léo Condé.

JUVENTUDE

Jandrei; Reginaldo, Wilker Ángel, Abner (Luan Freitas) e Marcelo Hermes; Jadson, Caíque (Giraldo) e Luis Mandaca; Gabriel Veron (Igor Formiga), Gabriel Taliari (Matheus Babi) e Batalla (Ênio). Técnico: Thiago Carpini.

GOL

Luis Mandaca, aos 49 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS

Marcelo Hermes, Caíque, Giraldo, Jandrei, Matheus Babi e Thiago Carpini (Juventude).

ÁRBITRO: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB).

RENDA: R$ 573.516,00.

PÚBLICO: 34.675 presentes.

LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.