O
Com o resultado, o Corinthians subiu para a quinta colocação da tabela de classificação, com seis pontos ganhos. O Furacão tem o mesmo número, mas caiu para a sexta posição e perdeu a oportunidade de assumir a liderança — caso ganhasse do Timão.
O próximo compromisso do Athletico-PR será novamente em casa, contra o
Já o Corinthians tem pela frente o enfrentamento com a
Como foi o jogo
O Athletico-PR teve as primeiras boas chances do jogo, aos 4' e aos 5 minutos da etapa inicial. Viveros ia ficando na cara do gol, mas foi travado pela zaga do Corinthians. Na sequência, o colombiano tentou encobrir o goleiro Hugo Souza, só que tirou demais a bola — foi para a linha de fundo.
Athletico perde pênalti no começo
Com 13', Viveros apareceu novamente dentro da área e foi derrubado: pênalti para o Furacão.
Julimar foi para a batida. O atacante, que havia convertido uma cobrança na
‘Quem não faz, leva’
Rodrigo Garro aplicou a famosa lei de ‘Quem não faz, leva’. O meio-campista fez um golaço aos 19', com um belo arremate de três dedos no ângulo do goleiro Santos: 1 a 0 para o Corinthians.
A bola na rede dos visitantes veio depois de uma pressão constante dos mandantes nos minutos iniciais de partida.
Chance confusa
Com 27', o Athletico quase empatou. Terán apareceu sozinho após falha da linha defensiva do Corinthians, mas foi interceptado por Hugo Souza. A bola sobrou para Viveros, que, de costas, tentou girar e finalizar. Raniele chegou de carrinho e afastou o perigo.
Segundo tempo
O Athletico-PR tentou mais uma vez pressionar o Corinthians em busca do empate. Mendoza teve uma oportunidade aos 5 minutos do segundo tempo, com um chute no canto de Hugo Souza — que se esticou para espalmar.
Com 19', Viveros cruzou para Chiqueti, que não alcançou a bola e perdeu a chance de deixar tudo igual no marcador.
Os comandados de Odair Hellmann seguiram no ataque, mas não conseguiram superar a defesa montada por Dorival Junior. Na retal final, aos 42', Benavídez cabeceou para uma bela defesa de Hugo Souza. Foi a última chegada de perigo na Arena da Baixada.
Tabu segue
Com a vitória por 1 a 0, o Corinthians manteve seu retrospecto recente positivo contra o Athletico-PR. O Furacão não sabe o que é vencer o Timão há três temporadas, somando todas as competições.
Agora, o Corinthians defende uma invencibilidade de cinco vitórias e um empate diante do Athletico-PR, que não vence o Alvinegro desde o Campeonato Brasileiro de 2023.
Ampliando o retrospecto, o Furacão venceu o Corinthians uma vez nos últimos 15 jogos entre os times. Neste recorte, a equipe paulista levou a melhor 10 vezes, além de quatro empates.
Público exclusivo na Arena da Baixada
O Athletico-PR foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e teve exclusividade nas arquibancadas da Arena da Baixada contra o Corinthians.
O STJD julgou a perda de um mando de campo, convertido em ação social, em razão de incidentes da torcida do Furacão no clássico diante do Coritiba, em outubro, pela Série B. Na ocasião, integrantes do setor visitante no Couto Pereira brigaram entre si.
Athletico-PR 0 x 1 Corinthians
Escalação do Athletico-PR
Santos; Benavídez, Terán, Arthur Dias e Esquivel (Léo Derik); Luiz Gustavo, Portilla (Felipe Chiqueti) e Bruno Zapelli (Dudu Kogitzki); Mendoza (João Cruz), Julimar (Bruninho) e Viveros. Técnico: Odair Hellmann.
Escalação do Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Charles (Allan), Matheus Pereira (André Ramalho) e Rodrigo Garro (Gui Negão); Memphis Depay (Carrillo) e Vitinho (André Luiz). Técnico: Dorival Junior.
Motivo: 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data e hora: 19 de fevereiro (quinta-feira) de 2025, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Schumacher Marques Gomes (PB)
Arbitro de vídeo: Wagner Reway (SC)
Gol: Rodrigo Garro (Corinthians)
Cartões amarelos: Santos, Viveros, João Cruz (Athletico); Matheus Bidu, Matheuzinho, Gabriel Paulista, Hugo Souza (Corinthians)
Cartão vermelho: Lucas Silvestre (auxiliar técnico do Corinthians)
Público: 16.804 torcedores
Renda: R$ 1.137.055,00