Ouvindo...

Fora de casa, Atlético tenta recuperação no Brasileirão contra Botafogo instável

Times se enfrentam neste sábado (20), às 18h30 (horário de Brasília), no Nilton Santos

Hulk, do Atlético, e Savarino, do Botafogo

Sem vencer há cinco partidas no Campeonato Brasileiro, o Atlético volta a campo neste sábado (20) e encara o Botafogo pela 24ª rodada. Os times se enfrentam a partir das 18h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Além de tentar quebrar este jejum e iniciar a reabilitação na Série A, o Galo também tem a missão de encerrar uma série negativa como visitante. O último triunfo fora de casa, na competição, foi em 1º de junho, quando derrotou o Ceará por 1 a 0, no Castelão.

O Botafogo, por outro lado, vem de três jogos sem vitória. A última partida, inclusive, foi dolorosa para o torcedor botafoguense, que viu seu time abrir 3 a 0 em casa e ceder o empate com o Mirassol.

Entretanto, as situações de Atlético e Botafogo na tabela são distintas. O Galo tenta se distanciar da zona de rebaixamento, na 13ª posição, com 25 pontos, três a menos que o Vitória, que abre o Z4, enquanto o Botafogo busca ingressar o G4, na quinta colocação, com 36, três a menos que o Mirassol, quarto colocado.

Mudanças no time do Atlético

Para o confronto na “Cidade Maravilhosa”, o técnico Jorge Sampaoli terá baixas importantes em relação às opções que teve no empate por 2 a 2 com o Bolívar, da Bolívia, no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.

Com o terceiro cartão amarelo recebido no empate por 1 a 1 com o Santos, na última rodada da Série A, o volante Alexsander está suspenso e não encara a equipe carioca. Já Tomás Cuello, que se lesionou na partida em solo boliviano, terá que passar por cirurgia no tornozelo e dificilmente voltará a atuar em 2025.

O zagueiro Iván Román, cortado do jogo em La Paz por quadro de gastroenterite, deve voltar a ser opção para o comandante argentino. O clube, inclusive, não permitiu que ele fosse convocado pelo Sub-20 do Chile, país-sede do Mundial da categoria.

Desfalques no Botafogo

Já o Botafogo pode ter até seis desfalques para a partida. O goleiro Neto e os atacantes Artur e Arthur Cabral estão lesionados e devem seguir fora. Danilo, substituído no intervalo do último jogo, vem atuando com “sobrecarga”, e é dúvida.

Além deles, os atacantes Jordan Barrera, à disposição da Colômbia para o Mundial Sub-20, e Nathan Fernandes, que sofreu uma fratura atuando pela Seleção Brasileira Sub-20, estão fora.

Leia também

Botafogo x Atlético

Botafogo

Léo Linck; Vitinho, Kaio Pantaleão, Barboza e Alex Telles; Newton (Danilo) e Marlon Freitas; Jeffinho, Savarino e Montoro (Santi Rodríguez); Chris Ramos. Técnico: Davide Ancelotti.

Atlético

Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander, Gustavo Scarpa e Igor Gomes; Hulk e Rony. Técnico: Jorge Sampaoli.

  • Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025
  • Data e hora: 20 de setembro de 2025, às 18h30 (horário de Brasília)
  • Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
  • Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
  • Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Luiz Alberto Negrini Nogueira (SP)
  • Árbitro de vídeo (VAR): Thiago Duarte Peixoto (SP)
  • Onde assistir: Amazon Prime e Tempo Real da Itatiaia Esportes
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.