Embalado após vencer o Grêmio em Porto Alegre, o
Além de todas as tramas envolvidas, o duelo tem muito peso para as ambições dos times na competição. Terceira colocada com 63 pontos, a Raposa quer os três pontos para ficar mais perto da classificação direta à Copa Libertadores de 2026.
Mais do que isso, os comandados de Leonardo Jardim ainda sonham com o título. Além de vencer, a equipe precisa secar Flamengo, vice-líder com 65, e Palmeiras, líder com 68.
O Tricolor Carioca, por sua vez, vive disputa acirrada por uma vaga na Libertadores. O time de Luis Zubeldía está em sétimo, com 32 pontos, mas pode terminar a rodada em quinto, a depender de tropeços de Botafogo e Bahia.
Como chega o Cruzeiro
Sem perder há sete partidas, o Cruzeiro quer manter a boa fase e conseguir mais uma vitória no Brasileirão. Para o duelo, o técnico Leonardo Jardim tem um novo desfalque.
Lucas Silva, suspenso, está fora. Eduardo é o substituto para a vaga, mas Murilo Rhikman, Ryan Guilherme, Walace e Japa estão na disputa.
Além de Lucas Silva, Leonardo Jardim não poderá contar com Matheus Henrique, que se recupera de fratura na costela. Wanderson e Marquinhos, com graves lesões na coxa e no joelho, respectivamente, também estão fora.
Fagner, mais uma vez, não deve reunir condições de jogar. O lateral-direito está na reta final da transição física da recuperação da fratura na fíbula da perna direita que sofreu no fim de julho.
Como chega o Fluminense
O técnico Luis Zubeldía não contará com o volante Martinelli, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, Facundo Bernal é quem deve iniciar o confronto no Mineirão. Otávio é outra opção para o técnico.
O ataque é o principal problema do Tricolor e de Zubeldía. Ele ainda não definiu quem será o centroavante titular. John Kennedy é o favorito para começar a partida contra o Cruzeiro. Com dores musculares, Cano ainda é dúvida se será relacionado.
Desde a chegada do técnico argentino, o Flu ainda não venceu como visitante. São três derrotas e um empate, que contrasta com o desempenho do mandante: seis vitórias em seis jogos.
Reencontro com Fábio
Um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro, Fábio reencontrará o clube pela quarta vez no Mineirão desde que deixou o clube, em 2022. Pelo Fluminense, o arqueiro venceu dois jogos e perdeu um para a Raposa no Gigante da Pampulha.
Fábio em ação pelo Cruzeiro em 2018
Vitória celeste no primeiro turno
No primeiro turno, melhor para o Cruzeiro. Com uma atuação consistente e letal, a equipe celeste ganhou por 2 a 0 no Maracanã, com gols de Fabrício Bruno e Kaio Jorge.
Fabrício Bruno, do Cruzeiro, comemora gol que marcou sobre o Fluminense
Mineirão lotado
Virou rotina! Mais uma vez, o Cruzeiro terá o apoio de um Mineirão lotado. Contra o Fluminense, mais de 50 mil ingressos já foram vendidos com antecedência.
Torcida do Cruzeiro no Mineirão
Cruzeiro x Fluminense
Cruzeiro
Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Eduardo, Christian e Matheus Pereira; Keny Arroyo e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Bernal, Hércules e Lucho Acosta; Serna, Canobbio e John Kennedy. Técnico: Luis Zubeldía.
Motivo: 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo (9), às 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Auxiliares: Leila Naiara Moreira (DF) e Francisco Chave Bezerra (PE)
VAR: Wagner Reway (SC)
Transmissão: A Itatiaia transmite o jogo no rádio (AM 610 e FM 95,7) e em seus canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte). Na TV, o jogo será transmitido pela Globo e pelo Premiere.