O
Antes da partida, as chances da equipe mineira eram de 99,99%. Após o resultado conquistado fora de casa, a Raposa chegou aos 100% e cravou a vaga na competição internacional. Palmeiras e Flamengo também estão garantidos. O levantamento leva em consideração o G7, já que o Alviverde e o Rubro-Negro farão a final da Libertadores neste ano.
Segundo Gilcione Costa, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e um dos responsáveis pelo site Probabilidades no Futebol, não há mais risco do Cruzeiro ficar fora do torneio. “No G7 com 100% de certeza”, disse, em contato com a Itatiaia.
“Em todas as possibilidades testadas por meio de milhões de simulações, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras estão garantidos entre os 7 primeiros colocados”, completou o professor. A Raposa volta ao torneio mais importante do continente após 7 anos. A última participação foi em 2019.
Visitante indigesto
O
Com o 1 a 0 diante do Grêmio, na Arena, nessa quarta-feira (5), a equipe celeste encerrou uma sequência de quatro partidas sem ganhar longe do Mineirão. Neste período, o time empatou com Palmeiras, no Allianz Parque, Atlético, na Arena MRV, e Flamengo, no Mineirão, e perdeu para o Vasco, em São Januário.
A Raposa já conquistou 25 pontos em 16 jogos fora de casa no Brasileirão. Apenas Palmeiras, com 29, e Flamengo, com 27, aparecem à frente.
Até o momento, são três vitórias, sete empates e seis vitórias, com 16 gols feitos e dez sofridos para os comandados de Leonardo Jardim. Além disso, o Cruzeiro é, ao lado do Palmeiras, a equipe com menos derrotas fora de casa no Brasileirão: três.