O
Apesar da pressão em torno do trabalho de Tite, o time celeste chega como dono da melhor campanha da fase de grupos do Estadual, com 15 pontos. Em oito jogos, foram cinco vitórias e três derrotas.
Vale destacar que o América também somou 15 pontos, mas o Cruzeiro levou vantagem no critério de desempate por número de vitórias (5 a 4).
Por sua vez, o Pouso Alegre garantiu vaga na semifinal por ter registrado o melhor desempenho entre os segundos colocados. O Dragão do Mandu somou 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e três derrotas na primeira fase.
Reencontro entre ‘aluno’ e ‘mestre’
Para além da parte esportiva, o duelo carrega um ingrediente especial à beira do campo: Tite e Danilo, técnicos das equipes, já viveram uma relação de comandante e comandado.
Na década passada, a dupla fez história no Corinthians, entre 2011 e 2015. Juntos, o treinador e o meio-campista conquistaram títulos importantes: o bicampeonato brasileiro (2011 e 2015), a Copa Libertadores (2012), o Mundial de Clubes (2012), a Recopa Sul-Americana (2013) e o Campeonato Paulista (2013).
Quase dez anos depois, eles voltam a se encontrar, desta vez em lados opostos. Tite e Danilo já se enfrentaram em 2026, pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Melhor para o ex-comandado, que venceu o treinador celeste por 2 a 1, no Mineirão.
Como chega o Cruzeiro
O Cruzeiro terá duas baixas importantes no ataque: Kaio Jorge e Arroyo, titulares, não viajaram com a delegação por questões físicas. O centroavante será poupado devido a desgaste muscular, enquanto o equatoriano apresentou incômodo no joelho esquerdo e também está fora.
Por outro lado, Tite terá o atacante Bruno Rodrigues como alternativa. Novo reforço do Cruzeiro, ele foi regularizado nessa quinta-feira (19) e está apto a atuar. Além dele, Néiser Villarreal e Kaique Kenji surgem como opções após se recuperarem de lesões.
No meio-campo, Matheus Henrique é ausência confirmada. O volante foi expulso contra a URT e cumprirá suspensão. Com isso, a disputa por vaga deve ficar entre Lucas Silva, Christian e Lucas Romero — os dois últimos começaram no banco diante do Trovão Azul.
A lateral direita também é uma incógnita. William e Fagner vêm se alternando entre os titulares neste início de temporada, ainda sem um nome consolidado na posição. Por fim, o argentino Lucas Villalba deve ser mantido na equipe principal ao lado de Fabrício Bruno na zaga.
Como chega o Pouso Alegre
Campeão do interior e semifinalista do Campeonato Mineiro pela primeira vez na história, o Pouso Alegre enfrentará o Cruzeiro pela segunda vez neste Estadual.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia nessa quinta-feira (19), o técnico Danilo Gabriel relembrou o primeiro duelo entre os times, mas ponderou que, agora, é uma realidade diferente.
“Como eu falei, era o primeiro jogo do campeonato. Fizemos uma grande partida. A gente sabe da força do Cruzeiro. Agora é diferente, é decisão. Naquele jogo eles atuaram com um time alternativo, mas independentemente disso é o Cruzeiro. Não podemos olhar por esse lado. Tenho certeza de que, em dois jogos, as coisas se igualam bastante. Conseguir um bom resultado aqui em casa vai ser fundamental para que a gente passe”, disse.
Com a relação à equipe, o Dragão do Sul não terá o zagueiro Vanderley, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Ryan é o mais cotado para substituí-lo.
O restante da equipe deve ser o mesmo que venceu o Uberlândia, por 2 a 0, na última rodada da fase classificatória.
Escalação do Cruzeiro
Um provável Cruzeiro para encarar o Pouso Alegre pode ser: Cássio, William (Fagner), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero (Christian) e Matheus Pereira; Gerson, Wanderson (Bruno Rodrigues) e Néiser Villarreal. Técnico: Tite
Escalação do Pouso Alegre
Um possível Pouso Alegre tem: Thiago Braga; Vitor Araújo, Ryan, Xandão e Matheus Nunes; Magé, Pedro Arthur, Romário e Marcelo Cauã; Thiago Rubim e Gabriel Tota. Técnico: Danilo Gabriel.
Pouso Alegre x Cruzeiro
- Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro;
- Data e horário: sábado, 21 de fevereiro de 2026, às 18h30 (de Brasília);
- Local: Estádio do Mandu (Manduzão), em Pouso Alegre-MG;
- Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG);
- Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Bernardo de Souza Pádua (MG);
- Árbitro de vídeo - VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG);
- Onde assistir: sportv, Premiere (canais por assinatura) e Itatiaia (95,7 FM e 610 AM no dial, e @itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte, no YouTube, com imagens da cabine de transmissão).