Ouvindo...

Paulinho marca, Palmeiras vence Botafogo na prorrogação e avança no Mundial

Verdão disputará quartas de final do torneio após partida de 120 minutos Lincoln Financial Field, nos Estados Unidos; adversário será Benfica ou Chelsea

Paulinho fez golaço e garantiu classificação do Palmeiras sobre o Botafogo

O Palmeiras venceu o Botafogo por 1 a 0, pelas oitavas de final do Mundial de Clubes da Fifa, neste sábado (28). O atacante Paulinho entrou no decorrer do jogo disputado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (Estados Unidos), e marcou o gol alviverde após o tempo regulamentar.

Com o resultado, o Glorioso acabou eliminado, e o Verdão garantiu vaga nas quartas de final.

O adversário da próxima fase será decidido ainda neste sábado (28), às 17h (de Brasília), em confronto entre os europeus Benfica, de Portugal, e Chelsea, da Inglaterra.

O Palmeiras disputará as quartas de final na próxima sexta-feira (4), às 22h, novamente no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

Divididas fortes

Palmeiras e Botafogo entraram ligados, com excesso de vontade. Os jogadores protagonizaram divididas fortes e faltas duras, que geraram a paralisação do jogo em diversas oportunidades. Logo nos primeiros minutos, por exemplo, Alexander Barboza recebeu amarelo por carrinho aplicado em Richard Ríos. Depois, Gustavo Gómez foi advertido por falta no volante Allan.

Palmeiras se impõe, e Botafogo aposta nas tabelas

O Palmeiras impôs uma marcação pressão, retomando a bola com velocidade e apostando em ligações diretas para pegar a defesa adversária desarrumada. Assim, Estêvão e Allan geraram lances perigosos pelos lados do campo. O Botafogo demorou a acertar o sistema defensivo, mas conseguiu se desvencilhar dos marcadores palmeirenses com trocas de passes em velocidade, chegando rapidamente ao ataque. Marlon Freitas e Artur eram os principais responsáveis por levar o time ao setor ofensivo pelo lado direito. Ambas as equipes finalizaram poucas vezes.

Verdão pressiona, e John aparece

O Palmeiras voltou melhor para o segundo tempo e transformou a imposição em perigo ao gol do Botafogo. John fez pelo menos três grandes defesas, em cabeceio de Mauricio e finalizações de Estêvão e Richard Ríos. Com as substituições feitas pelos dois técnicos, o jogo esfriou e caminhou para a prorrogação.

Paulinho herói

O atacante entrou durante o segundo tempo, com liberdade no ataque alviverde e teve protagonismo na prorrogação. Aos 11 minutos do primeiro tempo do tempo adicional, Mayke passou pela direita e confundiu a marcação botafoguense. Paulinho driblou Marlon Freitas e finalizou com categoria, contando com leve desvio em Alexander Barboza, sem chance para o goleiro John. Na sequência, o próprio camisa 10 foi substituído.

Na segunda etapa da prorrogação, o Botafogo pressionou intensamente e ameaçou o Verdão com finalizações de longe e cruzamentos, mas desperdiçou as oportunidades criadas. Gustavo Gómez, que já tinha cartão amarelo, ainda foi expulso por falta em Alexander Barboza.

Palmeiras 1 x 0 Botafogo

Escalação do Palmeiras

Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Mauricio (Facundo Torres); Allan (Mayke), Estêvão (Luighi) e Vitor Roque (Paulinho, substituído por Micael). Técnico: Abel Ferreira.

Escalação do Botafogo

John; Vitinho, Jair Cunha (Kaio), Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Danilo Barbosa (Newton), Allan (Montoro) e Marlon Freitas (Arthur Cabral); Savarino (Joaquín Correa), Artur e Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.

Gols

  • Paulinho (11 minutos/1º tempo da prorrogação)

Cartões amarelos

  • Gustavo Gómez, Piquerez e Estêvão (Palmeiras); Alexander Barboza, Artur, Newton, Alex Telles e Montoro (Botafogo)

Cartões vermelhos: Gustavo Gómez (Palmeiras)

Leia também

  • Motivo: Jogo das oitavas de final do Mundial de Clubes
  • Local: Estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)
  • Data e hora: 28 de junho de 2025 (sábado), às 13h (de Brasília)
  • Árbitro: François Letexier (FRA)
  • Assistentes: Cyril Mugnier (FRA) e Mehdi Rahmouni (FRA)
  • Público: 33.657 pessoas
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.