Lionel Messi reencontrará um clube brasileiro nesta segunda-feira (23), quando o Inter Miami encara o
Até aqui, Messi soma três confrontos contra times brasileiros, todos durante o período em que defendia o
Dois anos depois, em agosto de 2013, o camisa 10 voltou a enfrentar o Santos, desta vez no Troféu Joan Gamper, torneio amistoso disputado no Camp Nou. O placar foi ainda mais elástico: 8 a 0 para os catalães. Messi abriu o marcador e participou bem do jogo que também teve gols de Alexis Sánchez, Pedro, Fàbregas (duas vezes), Adriano, Dongou e um gol contra de Léo.
O terceiro duelo foi em 2017, em uma partida simbólica contra a
Primeiro confronto contra brasileiros fora do Barça
Agora no Inter Miami, Messi volta a encarar um adversário brasileiro, mas pela primeira vez defendendo um clube fora da Europa. O confronto com o Palmeiras define a liderança do Grupo A da atual edição do Mundial de Clubes. Ambos os times somam quatro pontos, com vantagem alviverde no saldo de gols.
O jogo entre Palmeiras e Inter Miami está marcado para as 22h (de Brasília) desta segunda-feira (23), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A partida pode garantir a classificação de ambas as equipes às oitavas de final, dependendo também do resultado de Porto x Al Ahly, que acontece no mesmo horário.
Critérios de desempate e chances de classificação
Os critérios de desempate da competição são: confronto direto, saldo de gols e número de gols marcados, nessa ordem. E, nesse cenário, o Verdão leva vantagem em quase todas as combinações possíveis.
Um empate diante dos norte-americanos classifica os dois times, com o Palmeiras terminando em primeiro lugar por conta do saldo de gols superior. Caso o time de Abel Ferreira seja derrotado, ainda assim pode avançar se o Al Ahly vencer o Porto, já que o Verdão leva vantagem no confronto direto.
Já se o Palmeiras perder por um gol de diferença para o Inter Miami e o Porto vencer o Al Ahly pela mesma diferença, o Verdão ainda avança, mantendo um gol a mais no saldo.
Uma vitória do Verdão sobre o Inter Miami, por sua vez, sela a liderança da chave de forma isolada e elimina o Porto, independentemente de qualquer resultado. Isso porque os norte-americanos venceram os portugueses no confronto direto, o primeiro critério de desempate.
O único cenário em que o Inter Miami pode ser eliminado é em caso de derrota para o Palmeiras e vitória do Al Ahly por uma margem suficiente para tirar a diferença no saldo de gols - atualmente favorável ao time de Messi e companhia.
Com tantas combinações possíveis, o Palmeiras chega à rodada final com a classificação bem encaminhada - e a liderança nas próprias mãos.