Ouvindo...

Palmeiras x Inter Miami: veja o retrospecto de Messi contra times brasileiros

Craque argentino enfrentará uma equipe brasileira pela quarta vez na carreira em duelo decisivo pelo Mundial de Clubes

Lionel Messi está invicto contra equipes brasileiras na carreira

Lionel Messi reencontrará um clube brasileiro nesta segunda-feira (23), quando o Inter Miami encara o Palmeiras pela última rodada do Grupo A do Mundial de Clubes da Fifa. Será a quarta vez que o astro argentino enfrentará uma equipe do Brasil, repetindo um cenário que marcou momentos distintos de sua carreira.

Até aqui, Messi soma três confrontos contra times brasileiros, todos durante o período em que defendia o Barcelona. O primeiro ocorreu em dezembro de 2011, na final do Mundial de Clubes (hoje Intercontinental) contra o Santos, no Japão. Na ocasião, o Barcelona goleou o time paulista por 4 a 0, e Messi marcou dois gols na decisão vencida com autoridade pela equipe espanhola.

Dois anos depois, em agosto de 2013, o camisa 10 voltou a enfrentar o Santos, desta vez no Troféu Joan Gamper, torneio amistoso disputado no Camp Nou. O placar foi ainda mais elástico: 8 a 0 para os catalães. Messi abriu o marcador e participou bem do jogo que também teve gols de Alexis Sánchez, Pedro, Fàbregas (duas vezes), Adriano, Dongou e um gol contra de Léo.

O terceiro duelo foi em 2017, em uma partida simbólica contra a Chapecoense, também pelo Troféu Joan Gamper, organizada em homenagem às vítimas da tragédia aérea sofrida pelo clube catarinense no ano anterior. Na vitória por 5 a 0, Messi anotou mais um gol.

Primeiro confronto contra brasileiros fora do Barça

Agora no Inter Miami, Messi volta a encarar um adversário brasileiro, mas pela primeira vez defendendo um clube fora da Europa. O confronto com o Palmeiras define a liderança do Grupo A da atual edição do Mundial de Clubes. Ambos os times somam quatro pontos, com vantagem alviverde no saldo de gols.

O jogo entre Palmeiras e Inter Miami está marcado para as 22h (de Brasília) desta segunda-feira (23), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A partida pode garantir a classificação de ambas as equipes às oitavas de final, dependendo também do resultado de Porto x Al Ahly, que acontece no mesmo horário.

Critérios de desempate e chances de classificação

Os critérios de desempate da competição são: confronto direto, saldo de gols e número de gols marcados, nessa ordem. E, nesse cenário, o Verdão leva vantagem em quase todas as combinações possíveis.

Um empate diante dos norte-americanos classifica os dois times, com o Palmeiras terminando em primeiro lugar por conta do saldo de gols superior. Caso o time de Abel Ferreira seja derrotado, ainda assim pode avançar se o Al Ahly vencer o Porto, já que o Verdão leva vantagem no confronto direto.

Já se o Palmeiras perder por um gol de diferença para o Inter Miami e o Porto vencer o Al Ahly pela mesma diferença, o Verdão ainda avança, mantendo um gol a mais no saldo.

Uma vitória do Verdão sobre o Inter Miami, por sua vez, sela a liderança da chave de forma isolada e elimina o Porto, independentemente de qualquer resultado. Isso porque os norte-americanos venceram os portugueses no confronto direto, o primeiro critério de desempate.

O único cenário em que o Inter Miami pode ser eliminado é em caso de derrota para o Palmeiras e vitória do Al Ahly por uma margem suficiente para tirar a diferença no saldo de gols - atualmente favorável ao time de Messi e companhia.

Com tantas combinações possíveis, o Palmeiras chega à rodada final com a classificação bem encaminhada - e a liderança nas próprias mãos.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.