Ouvindo...

Botafogo perde para o Atlético de Madrid, mas avança no Mundial de Clubes

Griezmann marca na reta final da partida no Rose Bowl, em Los Angeles, mas não evita eliminação do Atleti, que fica atrás do Glorioso no saldo de gols

Igor Jesus, camisa 99 do Botafogo, em disputa do Le Normand, zagueiro do Atlético de Madrid

O Botafogo está nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Nesta segunda (23), em Los Angeles na Califórnia, o Glorioso foi derrotado pelo Atlético de Madrid por 1 a 0 no Estádio Rose Bowl, mas avançou como segundo lugar do Grupo B graças ao saldo de gols. O time carioca teve um positivo contra um negativo da equipe espanhola.

A liderança da chave ficou com o PSG, que venceu o Seattle Sounders por 2 a 0, nesta tarde, e terminou a fase de grupos com os mesmos seis pontos, mas saldo positivo de cinco gols.

O único gol da partida foi de Griezmann, aos 41 minutos da segunda etapa. O Atleti precisava vencer por três gols de diferença para avançar. Com o empate, o Botafogo avançava como líder.

Botafogo e PSG aguardam adversários

Agora, PSG e Botafogo aguardam a definição do Grupo A, que acontece nesta noite, às 22h (de Brasília). Palmeiras, Inter Miami, Porto e Al Ahly disputam duas vagas.

O PSG enfrentará o segundo lugar da chave no domingo (29), em Atlanta. O Botafogo pega o líder do Grupo A no sábado (28), em Filadélfia. Os dois jogos das oitavas serão às 13h (de Brasília).

Leia também

Botafogo inicia melhor em LA

Com o mesmo time que venceu o PSG, o Botafogo teve o domínio das ações ofensivas no Rose Bowl. Com espaço para trocar passes, logo teve boas oportunidades de marcar.

Aos nove, o pivô Igor Jesus deixou Savarino cara a cara com Oblak, que impediu o gol. Aos 14, Artur finalizou de fora, com perigo à meta rival. Aos 27, Gregore foi quem arriscou.

Atlético de Madrid x Botafogo: Savarino teve grande oportunidade no início do jogo no Rose Bowl, em Los Angeles

Falta intensidade ao Atleti

Com o PSG vencendo o Seattle, o Atlético de Madrid precisava de três gols para avançar. O time de Diego Simeone, contudo, não impôs um ritmo intenso desde o início.

A grande chance para abrir o placar veio aos 40 minutos. Após corte parcial da defesa, De Paul achou Julián Alvarez dentro da área, mas o camisa 19 finalizou à direita da meta de John.

Nos acréscimos, os espanhóis reclamaram pênalti de Gregore em Alvarez. O árbitro foi ao VAR e viu falta do volante alvinegro, mas anulou o lance por falta anterior de Sorloth em Jair.

Atleti cresce e pressiona

Na volta do intervalo, Simeone deixou o Atlei mais ofensivo com a entrada de Griezmann no lugar de Gallagher. E os minutos iniciais foram de pressão dos espanhóis.

Dificultando a saída de bola do Botafogo, o Atleti ocupou o campo de ataque e passou a ameaçar por meio dos cruzamentos e escanteios.
Botafogo segura pressão e avança

Alvarez, Griezmann, Sorloth... Os Colchoneros foram somando finalizações, e Renato Paiva buscou recuperar o controle do jogo com as entradas de Newton, Cuiabano e Montoro.

A resposta foi imediata. Na primeira vez que foi ao ataque, Cuiabano cruzou na medida para Igor Jesus, que exigiu grande intervenção de Oblak aos 21 minutos.

Griezmann garante vitória do Atleti

Nos minutos finais, o time de Renato Paiva defendeu-se como era possível, mas não resistiu à pressão do Atleti. Após erro de Jair, Alvarez cruzou e Griezmann abriu o placar: 1 a 0 aos 41!

O gol, que tirou a liderança do Botafogo, foi o último lance de real perigo da partida. Assim, o Botafogo avançou no “grupo da morte” apesar da derrota no Rose Bowl.

Atlético de Madrid 1 x 0 Botafogo

Atlético de Madrid

Oblak; Llorente, Le Normand, Lenglet e Galán; De Paul (Koke), Gallagher (Griezmann) e Pablo Barrios (Molina); Giuliano (Ángel Correa), Sorloth (Lino) e Julián Álvarez - Técnico: Diego Simeone

Botafogo

John; Vitinho (Ponte), Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Allan (Newton) e Marlon Freitas; Savarino (Montoro),Artur (Santi Rodríguez) e Igor Jesus - Técnico: Renato Paiva

  • Gols: Griezmann (41'/2ºT), do Atlético de Madrid
  • Cartão amarelo: Gregore (BOT)
  • Cartão vermelho: Não houve.
  • Público: Ainda não informado.
  • Motivo: Jogo da terceira rodada do Grupo B do Mundial de Clubes
  • Local: Rose Bowl Stadium, em Pasadena, na Califórnia
  • Data e hora: 23 de junho de 2025, às 16h (de Brasília)
  • Árbitro: Cesar Ramos (MÉX)
  • Assistentes: Alberto Morin (MÉX) e Marco Bisguerra (MÉX)
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.