No encontro entre os atuais campeões da América e da Europa, deu
Para vencer o PSG, o time de Renato Paiva entregou uma atuação de muita disposição e disciplina tática. O gol de Igor Jesus foi aos 36 minutos da primeira etapa. Apesar da maior posse de bola, a equipe francesa criou raras oportunidades.
A vitória do atual campeão da Libertadores sobre os campeões da Champions foi a primeira de um brasileiro em cima de um europeu desde 2012, quando o Corinthians venceu o Chelsea-ING.
Veja todos os elencos dos 32 times do Mundial de Clubes da Fifa Qual será o campeão do Mundial de Clubes da Fifa 2025? Vote na enquete
O Grupo B do Mundial de Clubes
Com 100% de aproveitamento, o Botafogo lidera a chave com seis pontos. O PSG é o segundo lugar, com três pontos e três gols de sado, seguido pelo Atlético de Madrid, com três pontos e saldo negativo de dois gols. O Seattle, sem pontos, é o lanterna.
A terceira rodada do Grupo B do Mundial de Clubes será na próxima segunda (23). Atlético de Madrid e Botafogo se enfrentam no Rose Bowl, em Los Angeles, e Sounders e PSG jogam no Lumen Field, em Seattle. Os jogos são simultâneos, às 16h de Brasília.
A bola é do PSG...
Antes de dois minutos completos, Kvaratskhelia recebeu na esquerda, cortou para o centro e obrigou John a fazer a primeira defesa. Essa seria a tônica da partida no Rose Bowl.
O PSG impôs seu estilo de jogo, ocupou o campo de ataque e terminou o primeiro tempo com 75% de posse de bola. Apesar disso, o volume ofensivo não foi alto.
Com Allan reforçando a proteção à área, o Botafogo defendeu-se bem e deu poucas oportunidades aos franceses. Foram mais quatro chutes na etapa inicial, nenhum na meta rival.
Igor Jesus, sempre ele, é letal!
Além de defender-se, o time de Renato Paiva atacou com eficiência. A partir dos 20 minutos, o Botafogo passou a encontrar espaços na bola longa, principalmente com Vitinho e Artur.
Aos 36 minutos, veio a oportunidade do contra-ataque. Savarino lançou Igor Jesus, que driblou Pacho e finalizou. O desvio no defensor “matou” Donnarumma: 1 a 0 para o Glorioso!
PSG x Botafogo: Igor Jesus finaliza para abrir o placar no Rose Bowl, em Los Angeles, nos Estados Unidos
Segundo tempo mais aberto
A volta do intervalo apresentou um jogo mais aberto. Antes dos 10 minutos, Donnarumma defendeu finalizações de Alex Telles e Savarino. Do outro lado, John impediu gol de Gonçalo Ramos.
Neste cenário, Luís Enrique acionou o banco de reservas: Nuno Mendes, Fabián Ruiz, João Neves e Barcola entraram aos 11 minutos.
A bola voltou a ser do PSG, assim como o contra-ataque do Botafogo, mas o placar seguiu inalterado. Aos 23, Renato Paiva renovou o fôlego do time com Cuiabano e Santi Rodríguez.
Glorioso faz história
Os minutos finais foram de um PSG todo no campo de ataque, mas sem alternativas para superar a defesa alvinegra. O time francês abusou da bola aérea, mas não arrumou nada.
Com muita disciplina tática e coragem, o Botafogo sustentou a vantagem e, depois dos longos seis minutos de acréscimos, vibrou com a vitória sobre os atuais campeões da Europa.
Paris Saint-Germain 0 x 1 Botafogo
Paris Saint-Germain
Donnarumma; Hakimi, Beraldo, Pacho e Lucas Hernández (Nuno Mendes); Vitinha, Mayuli (Fabián Ruiz), Zaire-Emery (João Neves); Doué (Lee Kang-In), Kvaratskhelia e Gonçalo Ramos (Barcola) - Técnico: Luís Enrique.
Botafogo
John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Allan (Newton) Marlon Freitas e Savarino (Santi Rodríguez); Artur (Montoro) e Igor Jesus - Técnico: Renato Paiva.
- Gols: Igor Jesus (36'/1ºT), do Botafogo
- Cartão amarelo: Gregore e Cuiabano (BOT)
- Cartão vermelho: Não houve.
- Público: Ainda não informado.
- Motivo: Jogo da segunda rodada do Grupo B do Mundial de Clubes
- Local: Estádio Rose Bowl, em Los Angeles (CA)
- Data e hora: 19 de junho de 2025, às 22h de Brasília
- Árbitro: Drew Fischer (CAN)
- Assistentes: Michael Barwegen (CAN) e Lyes Arfa (CAN)