Ouvindo...

Entenda como o Orlando City trabalha para manter nova geração conectada ao futebol

Dirigentes da equipe da MLS estiveram em Belo Horizonte e concederam entrevista exclusiva à Itatiaia

Alex Freeman, jogador do Orlando City, ao lado de torcedores mirins

O Orlando City, clube da Major League Soccer (MLS), vem investindo em estratégias para manter os jovens interessados no futebol e aproximá-los do clube. Em visita a Belo Horizonte, Jarrod Dillon, presidente de negócios, e Pedro Araújo, vice-presidente de marketing, explicaram, em entrevista à Itatiaia, como o time combina iniciativas presenciais e digitais para atrair a nova geração.

Segundo Dillon, o clube desenvolve um amplo programa de escolas de futebol, atendendo atualmente cerca de 13 a 14 mil crianças em Orlando. O objetivo é ensinar o esporte desde os conceitos básicos até níveis mais avançados, por meio de programas extracurriculares gratuitos em parceria com escolas públicas.

“Temos ex-jogadores e treinadores que ensinam o esporte para as crianças e também capacitam os professores. Queremos que eles se envolvam, venham a jogos e se apaixonem pelo futebol”, explicou.

Investimento em eSports

Além das atividades presenciais, o Orlando City faz parte da eMLS, liga de eSports oficial da MLS. Cada clube tem um jogador que representa a equipe em torneios de EA FC, criando uma porta de entrada para jovens que ainda não conhecem bem o futebol.

“Muitos fãs que começaram a jogar conosco no videogame passaram a conhecer os jogadores e se interessaram pelo esporte de verdade. Hoje, temos gente indo ao estádio porque começou a acompanhar a equipe através do jogo”, afirmou Pedro Araújo.

Outro ponto destacado é a produção de conteúdo digital. “O público jovem nem sempre tem tempo ou paciência para assistir 90 minutos de uma partida. Por isso, oferecemos cortes, melhores momentos, vídeos nos bastidores e conteúdo no TikTok e Instagram. Essa é uma maneira de engajar, monetizar e atrair esse público para o estádio”, completou Araújo.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports