Gyökeres desencanta, Arsenal vence Everton e mantém liderança da Premier League

Sueco volta a marcar após mais de um mês, e líder segue com vantagem sobre o Manchester City

Gyokeres marca gol de pênalti pelo Arsenal contra o Everton

O Arsenal venceu o Everton por 1 a 0 na tarde deste sábado (20), fora de casa, pela 17ª rodada da Premier League. Victor Gyökeres, de pênalti, marcou o único gol da partida no Hill Dickinson Stadium, em Liverpool-ING.

A vitória mantém a equipe de Londres na liderança do campeonato. Mais cedo, o Manchester City chegou aos 37 pontos e havia assumido a ponta. Agora, os Gunners chegam a 39 e seguem no topo da tabela por mais uma rodada.

Por outro lado, os Toffes seguem exatamente no meio da classificação. A equipe do norte da Inglaterra está na 10ª colocação, com 24 pontos, cinco a menos que o Liverpool, primeiro time dentro do G5 da competição.

Próximas partidas

Antes mesmo do Natal, o Arsenal volta a campo, mas não pela Premier League. Na terça-feira (23), às 17h (de Brasília), os Gunners recebem o Crystal Palace pelas quartas de final da Copa da Liga. Quem avançar irá enfrentar o Chelsea na semi.

Já o Everton entra em campo apenas no próximo sábado (27), às 12h, quando visita o Burnley, no Turf Moor, em Burnley-ING, pelo Campeonato Inglês.

Início de jogo brigado e com poucas chances

O primeiro tempo foi de domínio quase completo do Arsenal. O time londrino chegou a ter 70% de posse de bola, comandando as ações ofensivas, mas com dificuldades para furar o bloqueio do Everton.

A primeira boa chance foi com Gyökeres, de cabeça, levando perigo ao gol de Pickford. Minutos depois, o centroavante voltou a aparecer. Rice cobrou escanteio, O’Brien subiu com os braços para o alto e acertou a bola com a mão. Pênalti muito bem convertido por Gyökeres.

Fim da seca para o goleador

Principal esperanças de gols dos Gunners para a temporada, Gyökeres ainda não deslanchou no futebol inglês, mas ao menos encerrou o jejum. Eram 5 jogos e mais de 40 dias sem que o sueco balançasse a rede, até o jogo deste sábado.

Ele deixou a partida aos 20 minutos do segundo tempo para a entrada do brasileiro Gabriel Jesus.

Gunners perdem ‘caminhão’ de gols, mas vencem

A etapa final foi de mais espaço e mais chances, especialmente para o Arsenal. Logo nos primeiros minutos, Saka desperdiçou uma oportunidade sem goleiro — a zaga cortou em cima da llinha.

Trossard e Zubimendi, em boas oportunidades, pararam nas traves do Arsenal. Do outro lado, os Toffees reclamaram de pênalti de Saliba em Barry, após dividida na área, mas nada foi marcado.

Enquanto o Everton tentou ensaiar uma pressão, o Arsenal apostou na velocidade e em belas transições para levar perigo nos minutos finais. Saka, com muita habilidade, infernizou a defesa adversária.

Nos últimos minutos, o time da casa alçou bolas para a área, mas David Raya se quer precisou trabalhar.

Leia também

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.

Ouvindo...