Allan Saint-Maximin, atacante francês, deixou o América do México após 15 jogos. O jogador afirmou que decidiu encerrar o contrato devido a injúrias raciais que as filhas sofreram nas escolas do país da América do Norte. Aos 28 anos, o atleta foi anunciado como reforço do Lens, da França nessa segunda-feira (2).
André Jardine, treinador brasileiro do América, explicou a saída do Francês:
“O que existiu foi o que ele (Saint-Maximin) publicou nas suas redes. Lamentavelmente, houve atos de racismo contra as filhas dele, que aconteceram mais de uma vez. É uma coisa que ele não tolera e nós também não. Fica também o nosso pedido para que possamos combater o racismo com todas as forças, porque é algo que não pode ter espaço. É uma pena, um grande jogador, que estava fazendo muito bem para a Liga porque tem nível para atuar em qualquer lugar do mundo”, afirmou.
Ele foi oficializado como jogador do América em agosto de 2025. Desde então, jogou 15 jogos e marcou três gols. A última partida em que ele participou foi em 18 de janeiro, no empate em 0 a 0 com o Pachuca, pela Liga Mexicana.
No comunicado publicado no Instagram, o atleta afirma que ele consegue lidar com as injúrias, mas que não tolerou a violência contra suas filhas.
Veja o que disse Allan Saint-Maximin nas redes sociais
“O problema não é a cor da sua pele, é a cor dos seus pensamentos. Estou sendo atacado, não é um problema. Cresci, aprendi a lutar contra ataques, sejam eles escondidos, escondidos ou frontais. Mas há uma coisa que nunca vou tolerar é que os meus filhos sejam apanhados.
Proteger meus filhos é minha prioridade e lutarei para garantir que eles sejam respeitados e amados, independentemente da sua origem ou cor da sua pele. Ódio e discriminação não têm lugar na nossa sociedade.
Quero que as pessoas entendam que cada ser humano é único e precioso e devemos tratar uns aos outros com respeito e dignidade. Quero que meus filhos cresçam em um mundo onde possam ser eles mesmos e não tenham que lidar com comportamentos absurdos, sem sentido, que só servem para destruir e dividir.
Então, para aqueles que se atreveram a meter-se com os meus filhos digo-vos: cometeram um erro. Vou sempre lutar para proteger os meus, e não existe pessoa ou ameaça que vai me assustar. Única pessoa nessa terra que me assusta é Deus. Agora tens a Boca, puxa”
Allan Saint-Maximin na Premier League
Allan Saint-Maximin surgiu para o futebol no Saint Étienne, como uma das grandes promessas do futebol francês. Ainda muito jovem teve passagens pelo Nice e pelo Mônaco, antes de se transferir para o Newcastle, clube em que mais jogou na carreira.
Ao todo, ele entrou em campo 124 vezes pelos Magpies. Pelo clube do norte da Inglaterra ele fez 13 gols e distribuiu 21 assistências em quatro temporadas.