Ouvindo...

Uefa aprova partida entre Barcelona e Villarreal nos Estados Unidos por La Liga

Entidade demonstrou relutância e afirmou que ocasião é excepcional

Elenco do Barcelona reunido

A Uefa aprovou, nesta segunda-feira (6), que partidas de La La Liga e Campeonato Italiano sejam disputadas fora da Europa. A entidade, no entanto, se mostrou contrária à decisão e afirmou que partidas nacionais devem ser disputadas no “solo europeu”. Estas serão as primeiras vezes em que um jogo de liga nacional europeia é realizada fora do continente.

“Uefa reiterou a sua clara oposição à realização de jogos da liga nacional fora do seu país de origem”, afirmou a entidade por meio de comunicado. Ao longo do último mês, a Uefa realizou consultas com as partes interessadas, após as federações espanhola e italiana entrarem com os pedidos quanto à realização das partidas no exterior.

A entidade apontou que não há um consenso, nem um apoio generalizado de torcedores, ligas, clubes e jogadores quanto ao conceito de que partidas de ligas nacionais sejam disputadas fora da Europa. Entretanto, pelo regulamento da Fifa, que passa por revisão, não ser “suficientemente claro”, a Uefa decidiu aprovar, excepcionalmente e com relutância, as duas partidas fora do continente.

“Os jogos da liga devem ser disputados em casa; qualquer outra coisa privaria os torcedores leais que frequentam os jogos e poderia introduzir elementos distorcivos nas competições”, afirmou Aleksander Ceferin, presidente da Uefa. “Embora seja lamentável ter que permitir que esses dois jogos sejam disputados, essa decisão é excepcional e não deve ser vista como um precedente.”

O duelo entre Barcelona e Villarreal, planejado para ocorrer em Miami, em dezembro, foi o grande centro do debate ao longo dos últimos meses. Ele já havia tido aprovação dos órgãos regulatórios da Fifa e da Federação Espanhola (RFEF), além de La Liga, esta que iniciou o projeto para que a partida ocorresse nos Estados Unidos. No entanto, o Real Madrid protestou quanto ao tema.

Além disso, anunciou à época ter tomado três medidas concretas: pediu à Fifa que não autorize o jogo sem o consentimento de todos os times; solicitou à Uefa que reforce o critério adotado em 2018, impedindo partidas de competições nacionais fora do território espanhol; e acionou o Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD) para que não conceda a autorização administrativa necessária.

Barcelona e Villarreal deve ocorrer no Hard Rock Stadium, em Miami, na Flórida. Além desta partida, Milan e Como já havia obtido aprovação da Federação Italiana e tem caminho livre para ser disputado na cidade de Perth, na Austrália, em 2026.

Com agência

Leia também

Portal de esportes da Itatiaia