A NBA planeja, em até três anos, ter uma competição na Europa. A competição seria organizada em parceria com a Federação Internacional de Basquete (FIBA) e, gigantes europeus estão nos planos da liga norte-americana. A intenção é que clubes como Real Madrid-ESP, Barcelona-ESP e Bayern de Munique-ALE possam participar.
Os três já possuem equipes de basquete e disputam a Euroliga, principal torneio interclubes do continente europeu. Também existe a intenção que outros ‘clubes de camisa’ como Benfica-POR, Manchester United-ING e Internazionale-ITA.
Mark Tatum, vice-comissão da NBA, confirmou ao The Athletic (publicação de esportes do New York Times), conversas com Real, Barça e United. Comissário da NBA, Adam Silver, compartilhou alguns detalhes do planejamento.
“Estamos analisando muito de perto para ver se há uma oportunidade de profissionalizar o jogo para outro nível na Europa, para criar uma oportunidade comercial maior. Essa é a maneira de crescer o jogo em todos os níveis”, pontuou.
Como seria a liga?
A proposta de criação de uma liga na Europa ainda não foi detalhada pela NBA. Segundo relatos da imprensa norte-americana, o objetivo é ter uma disputa de até 12 equipes.
Dentro desse grupo, estariam inclusos os quatro melhores colocados da Euroliga. A competição, criada em 2000, é gerida de maneira independente. Apesar do alto nível de competitividade, os clubes registraram prejuízos financeiros.