Ouvindo...

Independiente x La U: Conmebol condena atos de selvageria e promete agir com ‘firmeza’

Estádio Libertadores de América foi palco de violência generalizada entre torcidas durante jogo válido pelas oitavas da Copa Sul-Americana

Momento em que o torcedor da Universidad de Chile joga bomba na torcida do Independiente

A Conmebol se pronunciou, na manhã desta quinta-feira (21), sobre os acontecimentos no Estádio Libertadores de América, na partida entre Independiente e La U pela Copa Sul-Americana, nessa quarta-feira (20). Em nota oficial, a entidade condenou e repudiou os atos de selvageria e violência.

A instituição afirmou que mantém contato com as autoridades de segurança e acompanha as situações dos feridos pelos atos de barbárie. Adiante, destacou que agirá com firmeza, seguindo o regulamento da Comissão Disciplinar do torneio.

Na sequência, a Conmebol pontuou sobre a suspensão e o posterior cancelamento do jogo. O órgão ressaltou que busca informações sobre os ocorridos e que posteriormente irá encaminhá-las à Unidade Disciplinar para aplicação das sanções cabíveis.

Veja nota da Conmebol na íntegra

“Em relação aos acontecimentos ocorridos ontem à noite durante o encontro entre Club Atlético Independiente e Universidade do Chile, pelas oitavas de final da CONMEBOL Sudamericana 2025, A Confederação expressa seu repúdio e condena firmemente os atos de violência registrados dentro e fora do estádio.

A CONMEBOL está em contato permanente com as autoridades de segurança e acompanha de perto a situação das pessoas afetadas. A instituição também agirá com a máxima firmeza, de acordo com o regulamento da Comissão Disciplinar.

No contexto da suspensão e do subsequente cancelamento da partida, a Confederação está coletando dados e processando informações que serão encaminhadas à Unidade Disciplinar para a aplicação das sanções correspondentes.

Finalmente, a Confederação reafirma seu compromisso com a erradicação da violência no futebol e insta todos os clubes participantes de suas competições, na qualidade de responsáveis pela segurança quando atuam como anfitriões, a adotarem as máximas medidas de prevenção e controle, para garantir que fatos desta natureza não voltem a se repetir.”

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.