Ouvindo...

Nos pênaltis, Flamengo elimina Estudiantes e avança às semifinais da Libertadores

Rubro-Negro perde o jogo em La Plata, mas conquista vaga na casa dos argentinos com 100% de aproveitamento na cobrança de pênaltis e tem o goleiro Rossi como herói

Rossi foi o herói do Flamengo nos pênaltis e garantiu time na semifinal

Com contornos dramáticos, o Flamengo está nas semifinais da Libertadores. O time de Filipe Luís perdeu por 1 a 0 para o Estudiantes, em La Plata na Argentina, mas garantiu a classificação nos pênaltis. Rossi, com duas defesas contra seu ex-clube, foi o herói da noite.

Após vencer por 2 a 1 no Maracanã, o Rubro-Negro não conseguiu impor seu estilo de jogo fora de casa. Benedetti, nos acréscimos do primeiro tempo, marcou o gol do Estudiantes. A etapa final teve chances lado a lado, mas a rede não voltou a balançar.

Na disputa por pênaltis, Rossi defendeu as cobranças de Benedetti e Ascacibar. O Flamengo teve 100% de aproveitamento com Jorginho, Luiz Araújo, Carrascal e Léo Pereira.

Que venham as semifinais

Sonhando em conquistar a América pela quarta vez, o Flamengo terá outro argentino como adversário na semifinal: o Racing, que bateu o Vélez Sarsfield-ARG nas quartas.

Palmeiras e LDU-EQU fazem a outra semifinal, que estão previstas para acontecer nas semanas dos dias 22 e 29 de outubro. Confira o chaveamento da Libertadores!

Leia também

Estudiantes incomoda

Aproveitando-se do cenário de pressão em La Plata, o Estudiantes apostou no jogo físico e incomodou o Flamengo. A equipe de Filipe Luís não reagiu bem à marcação intensa proposta pelos argentinos no início de jogo, com dificuldade para sair jogando de trás.

Foram muitos lançamentos e bolas levantadas na área de Rossi. O goleiro, contudo, só fez a primeira defesa aos 31 minutos, em finalização de Arzamendia de dentro da área.

Estudiantes x Flamengo: Pedro teve atuação sem destaque em La Plata

Saúl e Lino comandam o Flamengo

Quando conseguiu colocar a bola no chão e acelerar o jogo, o Rubro-Negro foi perigoso. Os melhores lances tiveram participação de Saúl e Lino. Ainda aos 16 minutos, o atacante recebeu de Plata, foi ao fundo e cruzou para Pedro. Rodríguez, de carrinho, evitou o gol.

Aos 32, Lino outra vez levantou vantagem sobre o marcador e, dessa vez, tocou para Saúl. Muslera desviou a bola, que ainda tocou na trave antes de sair. O próprio meia voltou a finalizar com perigo aos 42. Lino, Pedro e Plata também tiveram oportunidades.

Benedetti abre o placar antes do intervalo

O Flamengo parecia mais próximo do gol quando um vacilo custou caro. Aos 46, Nuñez lançou da intermediária e a zaga rubro-negra não cortou. Benedetti, de primeira, encheu o pé para fazer 1 a 0. A bola passou por cima de Rossi, que não teve tempo de reação.

Filipe Luís muda primeiro

A etapa final iniciou com o Estudiantes confortável em “deixar” a posse de bola com o rival. O time de Eduardo Domínguez não deu espaços na entrada da área, e Filipe Luís mexeu aos 12 minutos: Bruno Henrique e Luiz Araújo substituíram Pedro e Plata.

Gol anulado de Benedetti

A estratégia do Estudiantes foi mais eficiente à medida que o Flamengo seguiu sem construir grandes lances. A entrada de Cetré deixou o time da casa ainda mais perigoso.

Os argentinos chegaram a marcar o segundo gol com Benedetti, aos 29, mas a posição de impedimento foi marcada pelo VAR na hora da “casquinha” do centroavante Carrillo.

A tensão tomou conta do Jorge Luis Hirschi nos minutos finais. Cetré, em chute de fora da área, e Lino, em jogada individual pela esquerda, fizeram os últimos lances de perigo.

Rossi garante vaga nos pênaltis

Na disputa por pênaltis, brilhou a estrela de Rossi. O goleiro do Flamengo pegou as cobranças de Benedetti e Ascacibar e garantiu a classificação diante de seu ex-clube.

  • Cobranças do Flamengo: Jorginho fez; Luiz Araújo fez; Carrascal fez; e Léo Pereira fez.
  • Cobranças do Estudiantes: José Sosa fez; Benedetti perdeu; Cetré fez; e Ascacibar perdeu.

Flamengo 0 (4) x (2) 1 Estudiantes-ARG

Estudiantes

Muslera; Román Gómez, Santiago Núñez, Facundo Rodríguez e Arzamendia (Cetré); Benedetti, Amondarain (José Sosa), Ascacibar e Medina (Castro); Palacios (Pérez) e Carrillo (Alario). Técnico: Eduardo Domínguez.

Flamengo

Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Saúl e Arrascaeta (Carrascal); Plata (Luiz Araújo), Samuel Lino e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.

  • Gols: Benedetti (46'/1ºT), do Estudiantes
  • Cartão amarelo: Nuñez (EST); Léo Pereira (FLA)
  • Cartão vermelho:
  • Motivo: Jogo de volta das quartas de final da Libertadores
  • Data e hora: 25 de setembro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata (ARG)
  • Árbitro: Piero Maza (CHI)
  • Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e José Retamal (CHI)
  • Árbitro de vídeo: José Cabero (CHI)
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.