A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, nesta quarta-feira (5), um novo prêmio da entidade a ser entregue no dia do
A entrega do novo prêmio será realizada em 5 de dezembro de 2025, durante o sorteio da Copa no Kennedy Center, em Washington D.C., nos Estados Unidos. A honraria será entregue pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.
“O ‘Prêmio FIFA da Paz – O Futebol Une o Mundo’ será concedido em nome de todos os apaixonados por futebol ao redor do mundo – mais de cinco bilhões de pessoas. Com suas ações diárias no futebol e em prol dele, todas essas pessoas contribuem para o lema da FIFA, ‘O Futebol Une o Mundo’, unindo meninas e meninos, mulheres e homens em torno da paixão, da alegria, da esperança e da felicidade. Portanto, nada mais justo do que um prêmio especial reconhecer uma conquista tão especial”, divulgou a Fifa.
A premiação será feita anualmente, e a Fifa detalhou brevemente o critério de escolha. “O prêmio será concedido a indivíduos que, por meio de seu compromisso inabalável e ações especiais, contribuíram para unir pessoas em todo o mundo em paz e, consequentemente, merecem um reconhecimento especial e único”, informou.
Infantino celebrou a criação do novo prêmio. Para o executivo, a temática dialoga diretamente com o futebol e o esporte.
“Em um mundo cada vez mais instável e dividido, é fundamental reconhecer a contribuição excepcional daqueles que trabalham arduamente para acabar com conflitos e unir as pessoas em um espírito de paz. O futebol representa a paz e, em nome de toda a comunidade global do futebol, o Prêmio FIFA da Paz – O Futebol Une o Mundo reconhecerá os enormes esforços daqueles que unem as pessoas, trazendo esperança para as futuras gerações”, disse.