O
Na nota, o clube espanhol informou que encaminhou à Uefa todas as provas disponíveis sobre o caso e destacou que colaborou ativamente com a investigação aberta pela entidade após os “inaceitáveis episódios de racismo” registrados durante o confronto.
O Real também agradeceu o apoio recebido por Vinicius Jr. nos últimos dias. Segundo o comunicado, o clube reconhece o respaldo unânime e o carinho demonstrado ao atacante por diferentes setores do futebol mundial. A diretoria reforçou o compromisso de atuar em conjunto com instituições esportivas para erradicar o racismo, a violência e o ódio no esporte e na sociedade.
Na quarta-feira (18), a Uefa informou que designou um inspetor disciplinar para apurar os fatos. O caso ganhou repercussão internacional e dominou o noticiário esportivo ao longo da semana.
Veja a nota do Real Madrid
“O Real Madrid C. F. informa que hoje apresentou à UEFA todas as provas disponíveis sobre os incidentes ocorridos na última terça-feira, 17 de fevereiro, na partida da Liga dos Campeões que nossa equipe disputou em Lisboa contra o SL Benfica.
Nosso clube colaborou de maneira ativa com a investigação aberta pela UEFA após os inaceitáveis episódios de racismo vividos durante a referida partida.
O Real Madrid agradece o apoio unânime, o respaldo e o carinho que nosso jogador Vinicius Jr. recebeu de todos os setores do futebol mundial.
O Real Madrid seguirá trabalhando, em colaboração com todas as instituições, para erradicar o racismo, a violência e o ódio no esporte e na sociedade”
Entenda o caso
Vinicius marcou o único gol da partida aos cinco minutos do segundo tempo. Após a comemoração, jogadores do Benfica contestaram a atitude do brasileiro em campo. Nesse momento, segundo relato do atacante, Prestianni utilizou a palavra “mono” - macaco em espanhol - enquanto cobria a boca com a camisa.
Após o jogo, Vini se manifestou nas redes sociais e classificou o argentino como “covarde”.
“Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família”, escreveu.
O atacante também criticou o cartão amarelo recebido por comemorar o gol e questionou o protocolo adotado em campo. “Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado e que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário”, completou.
Desde que chegou ao Real Madrid, em 2018, Vinicius Júnior enfrenta episódios recorrentes de racismo por parte de torcedores adversários e se tornou uma das principais vozes da luta antirracista no futebol. Desta vez, porém, a acusação envolve um jogador dentro de campo, fato inédito em sua carreira.
Prestianni negou qualquer ofensa de cunho racista e afirmou que sofreu ameaças de atletas do Real Madrid durante a partida.