Astro da Fórmula 1, Hamilton manda recado a Vini Jr. após denúncia de racismo

Atacante do Real Madrid alega ter sofrido um ataque racista de Gianluca Prestianni, do Benfica, durante jogo dessa terça-feira (17), pela Champions League

Vini Jr., atacante do Real Madrid

Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton mandou um recado para Vinicius Júnior nesta quarta-feira (18), um dia após o atacante do Real Madrid acusar Gianluca Prestianni, do Benfica, de racismo. O episódio ocorreu no Estádio da Luz, em Lisboa, durante o jogo de ida entre as equipes pela fase de playoffs da Champions League.

Lewis Hamilton para Vinicius Júnior: ‘Estamos com você, Vini Jr.’

Leia também

Entenda o caso

Logo após comemorar o golaço que marcou para decidir a partida, aos cinco minutos do segundo tempo, o camisa 7 do Real Madrid se dirigiu em direção ao árbitro e relatou algo dito por Gianluca Prestianni, do Benfica.

Com isso, o jogo foi interrompido pelo dono do apito para cumprimento do “Protocolo Antirracismo”. O clima em campo esquentou, e jogadores de ambas as equipes passaram a discutir. Vini Jr. chegou a ser contido pelo treinador José Mourinho, do time português, durante o bate-boca.

A partida foi reiniciada oito minutos após a interrupção.

Posicionamento de Vini Jr.

O brasileiro desabafou logo após o episódio. Em texto publicado nos stories do Instagram, Vini lamentou que Prestianni não tenha sido punido.

“Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família”, escreveu.

“Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado e que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário”, completou.

Posicionamentos de Prestianni e do Benfica

Também via redes sociais, Prestianni negou ter praticado insultos racistas contra Vinicius.

“Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas ao Vinicius Júnior, quem lamentavelmente interpretou mal o que crê ter escutado. Jamais fui racista e lamento as ameaças que recebi dos jogadores do Real Madrid”, escreveu o argentino.

O Benfica respondeu à postagem do meio-campista e se solidarizou com o atleta.

“Juntos, ao teu lado”, escreveu o clube português.

Até o momento, a Uefa, responsável pela organização da Champions League, não se pronunciou.

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...