A Argélia está de volta à Copa do Mundo pela primeira vez desde 2014. Conhecida como Raposa do Deserto, a seleção africana fará em 2026 a quinta participação no torneio.
A expectativa é pelo menos repetir a campanha histórica do obtida no Brasil em 2014, quando os argelinos chegaram às oitavas de final e só foram eliminados na prorrogação pela futura campeã Alemanha.
A seguir, a Itatiaia esmiuça os principais números da Argélia na história da
Participações da Argélia em Copas do Mundo
- Participações: cinco
- Primeira Copa: 1982
- Última Copa: 2014
- Sequência atual de classificações: uma
- Melhor resultado: oitavas de final (2014)
Melhor campanha e última Copa
O auge argelino em Copas aconteceu em 2014, na última vez em que a seleção disputou o Mundial. Após perder para a Bélgica na estreia, a equipe reagiu com goleada por 4 a 2 sobre a Coreia do Sul e garantiu classificação histórica ao empatar com a Rússia.
Nas oitavas de final, a Argélia enfrentou a Alemanha e protagonizou um duelo memorável.
Resistiu durante todo o tempo regulamentar e só foi derrotada por 2 a 1 na prorrogação, de forma a deixar excelente impressão no torneio.
Histórico geral da Argélia em Copas
- Jogos: 13
- Vitórias: três
- Empates: empates
- Derrotas: sete
- Gols marcados: 13
- Gols sofridos: 19
Primeira Copa
A estreia ocorreu na Espanha, em 1982, e entrou para a história.
Logo no primeiro jogo, a Argélia surpreendeu o mundo ao vencer a Alemanha Ocidental por 2 a 1, resultado considerado como uma das maiores zebras da história das Copas.
Mesmo vencendo também o Chile por 3 a 2, a seleção acabou eliminada na fase de grupos após a vitória alemã por 1 a 0 sobre a Áustria, resultado que ficou marcado como o “Jogo da Vergonha de Gijón”, por ter sido um confronto em que a Alemanha precisava de uma vitória simples para se classificar e uma Áustria que poderia perder e ainda se classificar, resultado que acabou ocorrendo, no fim das contas.
Artilheiros da Argélia em Copas
Os 13 gols da Argélia em Mundiais foram marcados por dez jogadores diferentes. Três deles dividem o topo da artilharia histórica, com dois gols cada:
- Salah Assad (atacante, em 1982)
- Islam Slimani (atacante, em 2014)
- Abdelmoumene Djabou (meia, em 2014)
O primeiro gol argelino em Copas foi marcado por Rabah Madjer, também em 1982.
Recordista de jogos
O jogador com mais partidas pela Argélia em Copas é o zagueiro Rafik Halliche, com sete jogos somados nas edições de 2010 e 2014. Ele esteve em campo em todas as partidas dessas duas campanhas e só foi substituído uma única vez, na prorrogação contra a Alemanha.