A Copa do Mundo será disputada entre os dias 9 de junho e 19 de julho. Pela primeira vez na história, o Mundial será disputado em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. Ao todo, 16 estádios espalhados pelos três países receberão a competição. Abaixo, a Itatiaia detalha um deles.
NRG Stadium
O NRG Stadium, situado em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos, é um dos estádios que sediarão a Copa do Mundo. Inaugurado em 24 de agosto de 2002, o estádio faz parte do complexo esportivo NRG Park e foi um dos primeiros do país a ter teto retrátil.
Com capacidade para cerca de 72 mil torcedores, número que pode ser expandido para aproximadamente 80 mil em determinados grandes eventos, o NRG Stadium é a casa do Houston Texans, equipe da NRG Stadium (NFL). Ao longo de sua trajetória, o estádio recebeu dois Super Bowls - evento mais importante do futebol americano.
No cenário do futebol, o NRG Stadium construiu relevância internacional ao sediar partidas de torneios como a Copa América Centenario em 2016 e confrontos da Copa América dos Estados Unidos em 2024, incluindo partidas decisivas de fase de grupos e quartas de final.
Copa do Mundo de 1994
Embora a cidade de Houston tenha participado da Copa do Mundo de 1994, o NRG Stadium não esteve presente naquela edição histórica, pois ainda não havia sido construído.
‘Mudança’ de nome
Como parte das diretrizes da Fifa para grandes competições, o estádio terá seu nome comercial suspenso durante o torneio, sendo oficialmente referido como “Houston Stadium” ao longo da Copa do Mundo de 2026. Essa prática é adotada para manter a neutralidade da nomenclatura dos locais nos eventos oficiais da entidade, afastando referências a patrocínios corporativos.
Jogos da Copa do Mundo de 2026
Na programação do Mundial, o NRG Stadium está escalado para sediar um total de sete partidas, sendo cinco da fase de grupos, além de confrontos da fase de 16 avos de final e nas oitavas de final.
Segundo o calendário divulgado, a participação do estádio no torneio começa em 14 de junho de 2026 com um confronto da fase de grupos do Grupo E entre Alemanha e Curaçao.