Ouvindo...

Adidas anuncia bola da Copa do Mundo de 2026; veja fotos, nome e inovações

‘Trionda’, bola da Copa de 2026, contará com chip tecnológico que auxilia na marcação de impedimentos

Bola da Copa do Mundo 2026

A Adidas revelou na tarde desta quinta-feira (2) os detalhes da ‘Trionda’, bola da Copa do Mundo de 2026. O modelo faz uso das cores branca, azul, vermelha e verde, que celebram as nações que sediarão o torneio: Canadá, México e Estados Unidos. Além disso, a bola contará com um chip para auxiliar na marcação de impedimentos.

Veja fotos da ‘Trionda’, bola da Copa do Mundo de 2026

A geometria do modelo conta com quatro painéis, que replicam as ondas de “Ola” dos estádios. Cada painel traz as cores dos países – vermelho, azul e verde – que se conectam formando um triângulo no centro da bola, simbolizando as três regiões que se unem para sediar o torneio pela primeira vez.

Cada nação-sede também é homenageada com ícones significativos para cada país, incluindo uma Estrela para os EUA, uma Folha de Bordo para o Canadá e uma Águia para o México. O design é finalizado com detalhes dourados em homenagem ao troféu da Copa do Mundo da FIFA.

Leia também

Na versão PRO, do ponto de vista de performance, a construção dos quatro painéis é estrategicamente projetada junto a ícones em relevo dos países, criando uma superfície que garante estabilidade no curso da bola. Os ícones em relevo também oferecem um benefício adicional de performance, proporcionando maior aderência.

“Com a TRIONDA, cada detalhe tem um propósito. As texturas em relevo, os gráficos em camadas e as cores vibrantes fazem a bola se destacar instantaneamente, criando um design que parece ganhar vida em suas mãos. É a bola da Copa do Mundo mais visualmente divertida que já criamos”, disse Sam Handy, Gerente Geral da Adidas.

A Trionda também apresenta a tecnologia de ‘Bola Conectada’ da Adidas, com um novo sistema de chip lateral inovador. A tecnologia envia dados em tempo real ao VAR – o que, combinado aos dados de posicionamento dos jogadores e à aplicação de inteligência artificial, ajuda os árbitros a tomarem decisões de impedimento mais rápidas.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.