A vitória sobre o Vasco por 3 a 0 neste sábado (9), na Arena Castelão, na capital cearense, garantiu a classificação do Fortaleza para a Copa Libertadores de 2025. Será a terceira participação do time cearense nos últimos quatro anos na principal competição sul-americana. A derrota do Bahia para o Juventude por 2 a 1, também neste sábado, ajudou a atingir esse objetivo.
Martinez, ex-América, Breno Lopes e Renato Kayzer marcaram para o Leão neste sábado. O time chegou aos 63 pontos e não saí mais do G6, mesmo com cinco rodadas a se fazer. Os seis primeiros do Brasileirão estão com certeza classificados para a competição da Conmebol.
O Fortaleza, agora, visa confirmar o G4 e a vaga direta na fase de grupos. O quinto e o sexto jogam a fase preliminar da Libertadores. Caso o Flamengo ganhe a Copa do Brasil, e o Botafogo a Libertadores, o G4 pode virar G6 e o G6 se transformar em G8, mas ainda não se pode cravar isso.
O Fortaleza jogou sua primeira Libertadores em 2022, já com Juan Pablo Vojvoda como treinador, passando da fase de grupos e caindo para o Estudiantes-ARG nas oitavas de final. Em 2023, o time se classificou novamente para a competição, mas não conseguiu passar do Cerro Porteño-PAR, na fase preliminar.
Migrando para a Copa Sul-Americana, o Fortaleza alcançou a final, perdendo para a LDU de Quito-EQU nos pênaltis, no Uruguai. Em 2024, o Leão foi direto para a Copa Sul-Americana, caindo nas quartas de final para o Corinthians.
“Nunca planejo objetivos com tanto tempo. Eu falo que os três pontos da primeira rodada valem os mesmos pontos da última rodada. Esses objetivos vão surgindo durante o ano, e temos nossos objetivos definidos agora. Classificar para a Libertadores era um deles, mas ainda não acabou, ainda faltam cinco rodadas”, disse o técnico Juan Pablo Vojvoda.