Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Quem é Lucero, do Fortaleza, vice-artilheiro do Brasileiro e próximo rival do Cruzeiro

Com oito gols, argentino de 32 anos tem dois a menos do que Pedro, do Flamengo, e já é o maior goleador estrangeiro da história do clube cearense

Lucero, atacante do Fortaleza em treinamento no CT do clube

O contrato de Martín Lucero terminava somente no fim de 2025, mas a diretoria do Fortaleza se antecipou e renovou até 31 de dezembro de 2027. O falatório de que clubes argentinos, como o River Plate e o Boca Juniors, estavam de olho nele fizeram com que o atacante tivesse um bom aumento.

Se olhar os números, mais do que merecido. Lucero, nascido em Mendoza, na Argentina, foi contratado pelo Fortaleza em janeiro de 2023 e desde então entrou em campo 108 vezes, com 46 gols e 11 assistências. É o jogador estrangeiro que mais marcou na história do clube cearense.

Ele estará em campo na próxima segunda-feira (5), quando o Cruzeiro enfrenta o Fortaleza em Cariacica (ES), no estádio Kleber Andrade, pela 21ª rodada da Série A do Brasileiro.

O confronto será às 21h (de Brasília) e marcará o encontro entre o 4º colocado, o Leão, com 36 pontos, e o 5º, a Raposa, com 35 pontos.

Em 2023, Lucero anotou 24 vezes. Em 2024, já são 22, e agosto nem chegou. É provável que passe dos 30, batendo a marca de Gustavo, de 2018. No Brasileirão, o casmisa 9 tem oito gols, é o vice-artilheiro por enquanto, com dois a menos do que Pedro, do Flamengo.

“Ele tem tudo para se tornar um dos grandes ídolos da história”, profetizou Marcelo Paz, CEO da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Fortaleza e homem forte do futebol.

Apelidado de “El Gato”, Lucero comemora os gols imitando o bichinho de estimação de muitas pessoas, levantando as mãos logo acima das orelhas. Na Arena Castelão, casa do Fortaleza, já tem torcedor que usa máscara de gato e aparece em quase todas as transmissões, e outra que se fantasia toda de gato, dos pés à cabeça.

"É um momento onde eu me sinto muito bem, o clube ajuda que o meu rendimento seja desta maneira e desta forma. Os meus companheiros principalmente, sem eles não faria os gols que eu fiz. Então, eu acho que encontrei toda a ajuda trabalhando no clube, que está em crescimento. Isso fez que eu me sinta bem dentro de campo”, disse Lucero à TV Leão, oficial do clube.

O Transfer Ban

Revelado pelo Defensa Y Justicia, pequeno clube argentino, Lucero jogou no Independiente-ARG e na Malásia, antes de ir para o Tijuana, do México. Por lá ele esteve sob contrato de 2016 a 2021, sendo emprestado nesse meio tempo a clubes como o Defensa, Vélez Sarsfield-ARG e Godoy Cruz-ARG.

Em 2022 foi jogar em definitivo no Colo Colo, onde ficou por um ano até uma saída conturbada, em janeiro de 2023. O Fortaleza diz que o contratou como agente livre, sem vínculo com o time do Chile, mas o Colo Colo acionou a Fifa alegando que não havia cláusula de saída no contrato, ou seja, precisava ser ressarcido.

O Fortaleza sofreu o transfer ban, a proibição de contratar, em meados de 2023, e Lucero foi suspenso por quatro meses. Uma liminar o liberou a jogar até que o caso seja julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça.

Já houve uma audiência, e o Fortaleza, para evitar nova punição, deve ressarcir o Colo Colo para não sofrer novas sanções e o argentino ser suspenso novamente.

Lucero comemorou a renovação de contato com o Fortaleza.

“Significa muito porque eu sonhava quando chegasse aqui em ficar por muito tempo, fazendo muitos gols, ganhar títulos, consegui isso no meu primeiro ano. Agora chegar a uma renovação até 2027, então só tenho palavras de agradecimento ao clube, à torcida, aos meus companheiros, ao corpo técnico, a minha família e a tudo que me ajuda no dia a dia para poder estender esse vínculo e poder seguir fazendo história no clube”, disse.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.