Ao fim do primeiro turno da
Na briga para ser o segundo artilheiro do Brasileiro para o Fortaleza, Lucero também pode alcançar um feito que só dois outros jogadores conseguiram: Pedro Rocha, em 1972, e Cano, em 2022, são os únicos estrangeiros até hoje que foram goleadores da elite do futebol nacional.
Em 1960, na Taça Brasil, Bececê, do Leão, foi o artilheiro com oito gols. Em 2010, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) unificou todos os títulos brasileiros a partir de 1959, e em 2023 o Atlético foi considerado o campeão brasileiro de 1937.
Mas em todos os cenários e contextos, somente Pedro Rocha e Cano foram os gringos artilheiros do Brasileiro. O uruguaio fez 17 gols em 1972, jogando pelo São Paulo, e dividiu a artilharia com Dadá Maravilha, do Galo.
Em 2022, o argentino Cano anotou 26 vezes para o Fluminense, o maior goleador da elite desde 2004, quando Washington marcou 34 vezes pelo Athletico-PR.
Lucero já fez 22 gols em 2024 e está a dois de alcançar sua marca de 2023, quando marcou 24. Ele tenta bater os 30 gols de Gustavo da temporada de 2018. O segundo principal goleador do Leão nesta temporada, Yago Pikachu, tem 11 gols, a metade de Lucero.
Quem é Lucero
Revelado pelo Defensa Y Justicia, pequeno clube argentino, Lucero, de 32 anos, jogou no Independiente-ARG e na Malásia, antes de ir para o Tijuana, do México. Por lá ele esteve sob contrato de 2016 a 2021, sendo emprestado nesse meio tempo a clubes como o Defensa, Vélez Sarsfield-ARG e Godoy Cruz-ARG.
Em 2022 foi jogar em definitivo no Colo Colo, onde ficou por um ano até uma saída conturbada do clube chileno. O Fortaleza diz que o contratou como agente livre, ou seja, sem vínculo com o time do Chile, mas o Colo Colo acionou a Fifa para cobrir o valor da saída do atacante alegando que não havia cláusula de saída no contrato.
O Fortaleza sofreu o transfer ban, a proibição de contratar, em meados de 2023, e Lucero foi suspenso por quatro meses. Uma liminar o liberou a jogar até que o caso seja julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça. Já houve audiência, e o Fortaleza, para evitar nova punição, deve ressarcir o Colo Colo para não sofrer novas sanções e o argentino ser suspenso novamente.