Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza tenta liberar joia de seleção para finais da Copa do Nordeste

Kervin Andrade, de 19 anos, está convocado para período de treinos da Venezuela nos EUA preparatório para a Copa América; Leão encara CRB duas vezes até domingo (9)

Kervin Andrade foi convocado para a Seleção da Venezuela

A diretoria do Fortaleza solicitou à Federação Venezuelana de Futebol (FVF) que libere o meia Kervin Andrade, de 19 anos, convocado para período de treinos preparatório para a Copa América. O treinador Fernando Batista chamou 30 jogadores para trabalharem juntos, durante a Data-Fifa de junho, na cidade de Bradenton, na Flórida, nos Estados Unidos.

A Data-Fifa, quando os clubes são obrigados a liberar jogadores para as seleções, começou nesta segunda-feira (3), mas a apresentação da Venezuela está prevista apenas para a próxima sexta-feira (7).

Com isso é possível que Kervin esteja à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, na próxima quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), contra o CRB, na Arena Castelão, na capital cearense.

Ele embarcaria logo na sequência aos EUA, mas o Fortaleza quer que ele fique para a segunda partida, no próximo domingo (9), às 16h30 (de Brasília), no estádio Rei Pelé, em Maceió.

A Venezuela não fará amistosos no período pré-Copa América, apenas treinos. Batista precisa cortar quatro jogadores da lista final da competição até 12 de junho. Há entre jornalistas venezuelanos a percepção de que Kervin estará na relação definitiva para o torneio que acontecerá de 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos.

Portanto, quando ele viajar o provável é que ele não retorne até o fim da participação venezuelana na competição organizada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Kervin não tem sido titular no Fortaleza, mas já fez 20 jogos na temporada, com sete gols e quatro assistências.

Outros cinco jogadores que atuam no Brasil foram convocados pela Venezuela: Ferraresi (São Paulo), Ángel (Criciúma), Rincón (Santos), Soteldo (Grêmio) e Savarino (Botafogo).

Kervin foi o primeiro jogador em ação por um clube cearense convocado a uma Seleção Nacional principal, para os amistosos da Venezuela de março contra a Itália (derrota por 2 a 1) e Guatemala (empate por 0 a 0), nos Estados Unidos. Ele atuou alguns minutos nessa segunda partida.

Em março, a diretoria do Fortaleza acertou a compra de Kervin. O clube vai pagar ao Deportivo La Guaíra, da Venezuela, USS 600 mil (R$ 3,2 milhões) por 50% dos direitos econômicos do jogador, que estava emprestado até dezembro de 2024. O restante continuará com o La Guaíra.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.