Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Castelão não é primeiro estádio vetado pela Conmebol em 2024; veja outros

Casa do Fortaleza na Copa Sul-Americana precisa melhorar gramado se quiser continuar recebendo os confrontos da equipe brasileira

Fortaleza jogou no Castelão na quinta (25) passada, contra o Boca Juniors

A Arena Castelão foi vetada, na sexta-feira (26), para partidas da Copa Sul-Americana por causa de relatório que apontou problemas no gramado após a vitória do Fortaleza por 4 a 2 sobre o Boca Juniors, na quinta-feira (25). Mas o estádio na capital cearense não é o primeiro a sofrer esse tipo de sanção em 2024.

O Flamengo, por exemplo, vai jogar contra o Palestino em 7 de maio no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, que fica a 460 km de Santiago, capital do Chile. O jogo será pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

O Palestino teve suas duas opções previamente colocadas para esse confronto vetadas pela Conmebol por causa de gramado ruim: o Estádio El Teniente, em Rancágua, palco da estreia do time chileno nesta Libertadores, contra o Bolívar, e o tradicional Estádio Nacional de Santiago.

Outra equipe com problemas no piso é o Real Tomayapo, da Bolívia, que está no grupo do Inter na Copa Sul-Americana. O IV Centenário, em Tarija, a 880km de La Paz, foi vetado por causa de gramado. Na terceira rodada, frente ao Belgrano, o Tomayapo atuou no Ramón Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, a 750 km de Tarija.

Os argentinos do Belgrano também tiveram sua primeira opção para jogos da ‘Sula’ em Córdoba, o estádio Julio César Villagra, mais conhecido como o Gigante de Alberdi, vetado por não atender ao protocolo da Conmebol. O time teve que mandar partida no Mario Kempes, a arena mais conhecida da cidade.

E o Castelão?

A diretoria de competições da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) vai criar um grupo de trabalho, com profissionais da entidade e do Fortaleza, para monitorar o gramado da Arena Castelão, que deve passar por melhorias.

Nesta segunda-feira (29), a direção do clube brasileiro precisa enviar à confederação sul-americana um plano de trabalho de recuperação do gramado, além de todas as atividades que serão realizadas nele até 29 de maio, data marcada para a próxima partida do Fortaleza como mandante pela ‘Sula’, contra o Sportivo Trinidense-PAR, às 21h (de Brasília).

Também participarão do grupo de trabalho profissionais do Governo do Ceará, proprietário do estádio. Integrantes da Secretaria de Esporte vão se reunir nesta terça-feira (30) com representantes do Fortaleza. É possível que o Leão, e também o Ceará, que utiliza o Castelão na Copa do Brasil e na Série B do Brasileiro, tenham que marcar partidas para o Presidente Vargas, para 20 mil expectadores, enquanto o gramado da arena maior estiver passando por uma mini reforma.

Uma equipe de engenheiros agrônomos apontou uma série de problemas no gramado do Castelão após o confronto contra o Boca Juniors:

  • O campo de jogo não apresentou todas as condições esperadas para a realização de uma partida no âmbito das competições da Conmebol;
  • O campo tinha locais onde não havia cobertura de grama, tinha vãos e irregularidades (estéticas e de nivelamento) – não só, mas sobretudo tudo em grandes áreas – sendo isso prejudicial à segurança do jogadores de futebol, árbitros e o desenvolvimento normal do jogo;
  • As condições visuais do campo eram muito ruins e era perceptível também da transmissão televisiva.

Caso a melhoria do gramado do Castelão não seja suficiente, quando os agrônomos da Conmebol o avaliarem, o Fortaleza terá que marcar um novo estádio para enfrentar o Trinidense. Isso precisa ser feito até 11 de maio.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.