Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Fortaleza anuncia retorno de atacante ex-Cruzeiro

Renato Kayzer estava emprestado ao Criciúma, fez gol na primeira rodada do Brasileirão, mas volta ao Leão para suprir carência de centroavantes

A diretoria do Fortaleza anunciou o retorno do atacante Renato Kayzer, que estava emprestado ao Criciúma desde o início de 2024. O jogador chegou a entrar em campo pelo clube catarinense no sábado (13), contra o Juventude, pela primeira rodada da Série A do Brasileiro, e fez o primeiro gol da competição. O jogo acabou 1 a 1.

O Leão exigiu o retorno do jogador, para suprir uma carência na posição de centroavante. Não há reserva para Lucero com as saídas de Silvio Romero, ao fim da temporada passada, e agora de Thiago Galhardo, que pediu para ir embora e foi emprestado ao Goiás.

No acordo entre Fortaleza e Criciúma havia uma cláusula que liberava o atacante para retornar a qualquer momento.

“Kayzer é um atleta que foi comprado pelo Fortaleza em 2022 para a disputa da Libertadores da América. É o jogador que fez o nosso primeiro gol na competição, e a gente precisava reescrever essa história. Ele volta agora mais maduro e em um bom momento físico e técnico. Agradecemos ao Criciúma que neste período esteve com o atleta, mas desde o começo a gente sempre soube que podia ter sua volta por conta da cláusula de retorno e o Fortaleza pagava parte do seu salário para atuar lá", disse o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz.

Com 28 anos atualmente, Renato Kayzer chegou ao Fortaleza em 2022, após bom desempenho no Athletico-PR. Fez 23 jogos, apenas três gols, e foi emprestado primeiro ao Daejeon City, da Coreia do Sul, depois ao América e, mais recentemente, ao Criciúma. O contrato com o clube cearense vai até dezembro de 2025.

No Cruzeiro, Kayzer foi contratado em abril de 2018 e logo emprestado até o fim daquele ano ao Atlético-GO. Em 2019, de volta à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, ele recebeu poucas oportunidades e fez apenas seis partidas. No período, não marcou.

“Conversamos com ele, vários membros da diretoria, como o Marcelo Boeck [ex-goleiro, hoje dirigente], e Kayzer entendeu que era a hora de voltar. Somos um clube que acreditou nele, que apostou nele, que nunca deixou ele de lado, mesmo depois da saída e das dificuldades que ele teve, com lesão e tudo. E agora estamos felizes de recebê-lo de volta, vamos abraçá-lo, e estaremos juntos nessa caminhada. Chegou a hora de reescrever essa história”, disse Paz, sobre o fato de o atleta nunca ter se firmado no Fortaleza.

Kayzer poderá jogar a Série A e a Copa Sul-Americana, esta a partir das oitavas de final se o Leão se classificar. Na Copa do Nordeste não há mais tempo hábil de inscrevê-lo e na Copa do Brasil ele já atuou pelo Criciúma e não poderá defender o Fortaleza.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais