O diretor executivo de futebol do
No Fortaleza desde 2018, Tinga encerrará um longo e vitorioso ciclo no Leão do Pici. Ao todo, foram nove temporadas em que o lateral-direito chegou a ser capitão, além de ter papel fundamental em diversas conquistas e campanhas históricas do clube.
Apesar da importância simbólica e técnica, o rendimento do defensor caiu nas duas últimas temporadas, deixando de ser unanimidade no setor. Com o rebaixamento para a
Pelo Fortaleza, Tinga vivenciou extremos da trajetória recente da equipe: disputou uma
Na despedida, Sérgio Papellin exaltou a liderança, o caráter e a representatividade do jogador dentro e fora de campo, além de desejar sucesso no próximo desafio da carreira, que deve ser no Coritiba.
“Ontem foi dia de me despedir desse grande atleta, um dos maiores vencedores da história do Fortaleza. Grande capitão. Era nosso representante junto aos atletas. Um ser humano sem igual”, escreveu o dirigente.
“Tenho certeza de que terá a mesma honradez vestindo a camisa do Coritiba. Que Deus te abençoe nesse novo desafio que você vai ter. Tinga, muito obrigado por tudo, meu amigo”, acrescentou.
Números de Tinga pelo Fortaleza
- Jogos: 389
- Gols: 26
- Assistências: 35
Títulos conquistados
- Campeonato Cearense (6x)
- Copa do Nordeste (3x)
- Série B do Campeonato Brasileiro (1x)
Campanhas históricas
- Brasileirão 2021 e 2024 (4º lugar)
- Copa do Brasil 2021 (semifinal)
- Copa Libertadores da América 2022 e 2025 (oitavas de final)
- Copa Sul-Americana 2023 (final)