Uma vitória do Fortaleza sobre o Goiás na noite deste domingo (3) na Arena Castelão, na capital cearense, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, garante a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024. O jogo terá início às 18h30 (de Brasília).
Mas mesmo um empate, e até uma derrota, podem bastar a depender do que o Santos e o Vasco fizerem na rodada. Se não ganharem seus jogos, respectivamente contra Athletico-PR e Grêmio, o Leão estará classificado, independentemente do que fizer contra os goianos.
Seis times se classificam para a Copa Sul-Americana via Brasileiro, do 7º ao 12º colocados. Mas como Fluminense e São Paulo, que vão para a Libertadores, estão entre essas posições, quem estiver até na 14ª posição jogará o segundo torneio da Conmebol no ano que vem.
A vaga na Sul-Americana se tornou o objetivo do Fortaleza nesta reta final da temporada, ao recalcular a rota com a má fase nos últimos jogos. O time encerrou na quinta-feira (30), ao vencer o Bragantino por 2 a 1, um jejum de dez partidas sem ganhar.
O Fortaleza foi vice-campeão da “Sula” este ano, perdendo a final para a LDU de Quito-EQU, em 28 de outubro, no Uruguai, por 4 a 3 nas cobranças de pênaltis após 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.
Sem suspensos
O técnico Juan Pablo Vojvoda não tem jogadores fora por suspensão para este domingo, e poderá contar com o retorno do atacante Marinho, que cumpriu a punição em Bragança Paulista. Ele, entretanto, tem ficado no banco de reservas.
O goleiro João Ricardo deixou o campo contra o Bragantino com câimbras, mas deve estar apto a entrar em campo. A diretoria colocou ingressos a partir de R$ 10, e mulheres pagando meia-entrada em todos os setores, para tentar lotar o Castelão na despedida em casa na temporada.
Rebaixado
O Goiás entrará em campo já com o descenso à Série B para 2024 confirmado, a duas rodadas do fim do Brasileirão.
“De alguma forma, precisamos entregar alguma coisa diferente. Não podemos baixar a cabeça, a tristeza é muito grande. Mas é um sentimento de frustração e impotência. Espero que em um futuro bem breve o Goiás esteja no lugar em que sempre mereceu estar”, disse o técnico do Sub-20, Mário Henrique, que substituiu o demitido Armando Evangelista nas últimas rodadas.
Fortaleza x Goiás
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Calebe; Yago Pikachu, Thiago Galhardo (Lucero) e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Goiás
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira, Morelli, Luis Oyama, Guilherme e Apodi; Vinícius. Técnico: Mário Henrique
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 3 de dezembro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Michael Stanislau (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Transmissão: Premiere