Jogador com mais partidas na história do Cruzeiro (976), Fábio foi criticado por parte da torcida celeste em um certo período por “não saber jogar com os pés”. No início de sua passagem pelo Fluminense, essa dificuldade do goleiro intrigava membros da comissão técnica, com exceção de Fernando Diniz.
Durante o documentário “Todo Dia é 4 de Novembro - O Fluminense conquista a América”, Mário Bittencourt, presidente do clube, revelou que a
“A gente teve uma conversa marcante com o André na minha sala. Falei: ‘Vou trazer o Fábio’. E ele falou: ‘Poxa, presidente, mas ele já está com mais de 40 anos e tenho algumas dúvidas’. Aí eu falei: ‘A gente tem uma relação de anos, mas essa contratação eu não estou te consultando, estou dizendo que vou fazer’”, ressaltou.
Segundo Diniz, Fábio confiou na ideia do treinador e, já nos primeiros meses com a camisa do Fluminense, chegava antes que todos os companheiros no CT só para aprender a jogar com os pés.
“Ele chegava meia hora antes nos primeiros dois meses para eu dar treino com os pés, aí ele foi melhorando”, revelou Fernando.
Evolução de Fábio surpreendeu o preparador de goleiros
De acordo com Mário Bittencourt, a evolução de Fábio com os pés impressionou André Carvalho.
“Com um mês de trabalho, o André [Carvalho] foi na minha sala e falou: ‘Presidente, o cara é incrível’. Numa conversa de comissão técnica, alguém falou… isso que é muito admirável no Fernando [Diniz]. Alguém falou: ‘Ele não joga com o pé'. Aí ele [Fernando Diniz] falou: ‘Mas vai aprender a jogar comigo’”, destacou o presidente.
Na visão de Fábio, a saída de bola com o goleiro possibilita que o Fluminense envolva os rivais e tenha maior possibilidade de balançar as redes.
“A gente não sai jogando ali para que fique bonito. Temos um objetivo, que é chegar ao gol adversário e cada vez mais induzi-lo”, finalizou o goleiro.
Histórico de Fábio pelo Flu
Pelo Fluminense, Fábio já disputou 126 partidas e soma cinco títulos: o bicampeonato da Taça Guanabara (2022 e 2023), o bicampeonato carioca (2022 e 2023) e a conquista da Copa Libertadores (2023).