Ao chegarem no CT George Helal, em Vargem Grande na Zona Oeste do Rio de Janeiro, os jogadores do Flamengo cumprem rigorosos procedimentos até iniciarem, de fato, os trabalhos na academia ou nos campos do Ninho do Urubu. O clube investiu pesado em tecnologia e em profissionais com o objetivo de alcançar o nível máximo da performance esportiva.
Nesta quinta (10), a Itatiaia teve a oportunidade de experimentar como é “um dia de jogador do Flamengo”. Acompanhada por profissionais das áreas de fisiologia, fisioterapia, preparação física e médica, a reportagem acompanhou os procedimentos pelos quais Arrascaeta, Pedro e companhia vivenciam e conheceu a elogiada estrutura do Ninho. Veja as imagens abaixo!
“Discutimos diariamente a ciência do esporte para que as informações cheguem para preparação física e comissão técnica decidirem qual a melhor opção do dia e da semana a ser realizada. São vários profissionais ligados à fisioterapia, nutrição, preparação física, fisiologia, psicologia e medicina, que engloba isso tudo. Juntando todo esse conhecimento específico, acho que isso é o segredo. Transformar as informações complexas de cada área para absorvê-las. Traduzir o técnico para o aplicável”, explicou Cláudio Pavanelli, Head de Ciência do Esporte e Performance.
O dia de atividades no CT sempre começa da mesma forma para os atletas: respondendo o questionário em um dos totens espalhados pelo espaço. Uma série de perguntas sobre o estado físico e mental - veja as perguntas abaixo - geram um resultado que guiará o trabalho dos profissionais na elaboração do trabalho a ser desenvolvido pelos jogadores naquele e nos próximos dias.
As perguntas podem variar de acordo com o dia (pós-jogo ou pré-jogo, por exemplo) ou individualmente. Nos dias seguintes às partidas, o elenco é dividido em três grupos, por exemplo: jogadores que atuaram, atletas que atuaram por menos de 30 minutos e aqueles que não foram utilizados. A depender de cada caso, o profissional realizará diferentes atividades.
As perguntas podem variar de acordo com o dia (pós-jogo ou pré-jogo, por exemplo) ou individualmente. Nos dias seguintes às partidas, o elenco é dividido em três grupos, por exemplo: jogadores que atuaram, atletas que atuaram por menos de 30 minutos e aqueles que não foram utilizados. A depender de cada caso, o profissional realizará diferentes atividades.
No dia seguinte a um jogo, os atletas utilizados por Filipe Luís respondem as seguintes perguntas ao chegarem no Ninho do Urubu:
- Qual o seu nível de stress hoje?
- Como você classifica a sua noite de sono?
- Qual o seu nível de cansaço?
- Está sentindo dor muscular no geral?
- Como está o seu humor hoje?
- Sentindo alguma dor localizada? Se sim, indique o local.
- Como você classifica a sua recuperação?
As respostas são registradas e informadas em tempo real para os profissionais do departamento de futebol do Flamengo. Além disso, são gerados relatórios com classificações sobre o bem estar e o desgaste dos atletas. A partir destes dados, as equipes definem os trabalhos individualizados dos jogadores.
No caso do desgaste, a avaliação vai de 1 a 10. A depender do “score”, o jogador em questão precisa escolher entre as atividades opcionais e obrigatórias disponíveis na área de recovery (recuperação) do CT. Veja algumas das opções:
- Obrigatórias: Massagem / Bota de compressão / Suplementação / Fisioterapia
- Opcionais: Esteira / Bicicleta / Hidromassagem / Crioterapia / Musculação / Hidroginástica / Liberação Miofascial
Se o atleta tiver o “score de desgaste” 1 ou 2 (mais baixo), realiza duas atividades opcionais. A tabela segue da seguinte maneira:
- 1 ou 2: duas atividades opcionais
- 3 ou 4: uma opcional + uma obrigatória
- 5 ou 6: duas obrigatórias
- 7 ou 8: uma opcional + duas obrigatórias
- 9 ou 10: três obrigatórias
O módulo profissional do CT foi inaugurado em dezembro de 2018. Neste primeiro trimestre, a gestão do presidente Luiz Eduardo Baptista investiu alto na modernização do espaço. Os novos aparelhos de musculação, por exemplo, funcionam “sob demanda” com a identificação do atleta por meio dos relógios.
O nível de hidratação do elenco também é medida diariamente através de ferramentas adquiridas pelo clube.
A área médica recebeu o aparelho de ultrassom, que facilita a realização de exames de imagem no próprio CT, facilitando a detecção e acompanhamento de lesões musculares do elenco.
De acordo com os profissionais ouvidos pela Itatiaia, o Flamengo oferece o que “há de melhor no mercado” para o atual elenco atingir o nível máximo do desempenho esportivo.