Principal contratação do Flamengo em 2024, Nicolás De La Cruz ainda não correspondeu às expectativas com o Manto Sagrado. Os questionamentos passam, principalmente, pela frequência jogador. Neste início de 2025, a ausência do volante é notada. Entre os meias, o uruguaio é apenas a sexta opção de Filipe Luís em minutos em campo.
O Flamengo atuou com a equipe principal em nove partidas até o momento, e De La Cruz foi acionado por Filipe Luís apenas três vezes. No último sábado (1º), ficou entre os reservas em clássico contra o Vasco, no Nilton Santos, pela semifinal do Campeonato Carioca.
Confira, abaixo, os minutos jogados pelos meias do Flamengo em 2025:
- Erick Pulgar: 532 minutos (sete jogos)
- Arrascaeta: 494 minutos (oito jogos)
- Gerson: 480 minutos (seis jogos)
- Allan: 348 minutos (oito jogos)
- Evertton Araújo: 340 minutos (seis jogos)
- De La Cruz: 196 minutos (três jogos)
Encarando o Estadual como parte da pré-temporada, a comissão técnica de Filipe Luís buscou controlar e equilibrar a minutagem dos atletas do elenco principal no Campeonato Carioca.
Nicolás De La Cruz, contudo, atuou “abaixo da média” dos demais nomes da função. Isso se deve ao “histórico clínico” do atleta, que sofreu com lesões em 2024, e o corte sofrido em fevereiro.
Após a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, Filipe Luís explicou a situação do jogador, explicando que não o utilizou no clássico pela grama sintética do Nilton Santos, e projetou a sequência de 2025.
"(De La Cruz) Teve um corte no pé que ele não conseguia usar chuteira e tênis, não conseguia correr e treinar. Perdeu ritmo e está se recondicionando. No campo artificial alguns jogadores precisam de cuidado especial, e o De la Cruz é um deles. Se não fosse campo artificial ele jogaria. Não colocaria o Luiz Araújo, mas precisei e tirei com 60 minutos”, iniciou Filipe Luís.
“Estamos rodando porque vamos precisar de todos os jogadores nas quartas e domingos (quando o calendário do futebol apertar). Tomei a decisão de não colocar o De la Cruz e daqui a uns anos ele vai me agradecer por causa do joelho dele”, concluiu o técnico.
Em 2024, o Flamengo informou ausências do volante uruguaio em diversas partidas por conta de dores no ombro direito, trauma no joelho direito e lesões musculares na coxa direita.
Em 2025, entre todo elenco principal, De La Cruz aparece apenas na 20ª posição entre todos jogadores em minutos em campo, atrás de nomes como Juninho, Matheus Cunha, Danilo e Allan.